26 de setembro de 2026
Notícias Atualizadas todos os dias

Governo de MS institui plano climático para o agronegócio

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta terça-feira (19) uma resolução que institui o Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, o ABC+ MS 2020-2030. O potencial de mitigação do plano é estimado em 79,7 milhões de Mg de CO₂ equivalente até 2030.

Conforme a publicação que consta no DOE (Diário Oficial do Estado), o documento estabelece metas e diretrizes para reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover o desenvolvimento sustentável no setor agropecuário.

Assinada pelo secretário em exercício de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Artur Henrique Leite Falcette, a resolução integra Mato Grosso do Sul às ações nacionais de mitigação da crise climática, alinhadas à Política Nacional sobre Mudança do Clima, baseada na Lei Federal nº 12.187/2009, e ao Plano ABC, criado pelo Governo Federal.

Plano ABC+ MS tem como objetivos principais:

  • Reduzir as emissões de GEE;
  • Aumentar a fixação de CO₂ no solo e na vegetação;
  • Aumentar a eficiência da produção agropecuária;
  • Promover a adaptação às mudanças climáticas por meio da difusão de tecnologias sustentáveis.

Entre as práticas incentivadas estão a recuperação de pastagens degradadas, sistemas integrados de produção, plantio direto, uso de bioinsumos, florestas plantadas, sistemas irrigados, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva.

Fonte: Portal Primeira Página

Foto: Semadesc Divulgação

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Desenvolvido por Conffi
Sites Profissionais