Plataforma de vídeos virou uma opção para esportistas como Arthur Nory, Rayan Castro e Juliana Campos para se divertir e contar suas histórias
Quando chegou ao Brasil, o TikTok ficou conhecido popularmente como o “aplicativo das dancinhas”. Com vídeos curtos em que as pessoas dançavam, a plataforma ganhou popularidade e notoriedade. Contudo, com o passar do tempo, ele se transformou em um caminho para muitas pessoas que não sabiam sequer dançar. Agora, atletas e organizadores de alguns campeonatos esportivos encontraram uma forma de mostrar seu dia a dia e de transmitir seus eventos na rede.
“O esporte é um tema que a nossa comunidade gosta muito e o TikTok tem se tornado cada vez mais um espaço para os fãs se conectarem de maneira única e por meio de conteúdos exclusivos. Nossa estratégia de potencializar conteúdos esportivos começou em 2021. Os esportes, assim como os games, estão no foco da companhia e nossas parcerias refletem esse comprometimento em promover um conteúdo inédito, diferenciado e de qualidade a toda a nossa comunidade”, comentou Ronaldo Marques, Head de Parcerias de Conteúdo do TikTok Brasil.
A plataforma com mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo, com o tempo, se transformou em uma opção para o esporte e para os esportistas também. Além das danças, o Tik Tok virou mais uma opção para que os usuários mostrassem mais do seu dia a dia, em vídeos rápidos e informativos, sem perder sua graça. Desta forma, Arthur Nory, da ginástica artística, Rayan Castro, da ginástica de trampolim, e Juliana Campos, do salto com vara, entraram no aplicativo e passaram a ganhar mais e mais seguidores. Eles contam parte de suas rotinas no esporte.
“Eu criei a conta no início de 2020 e acho que a falta de esporte no começo da pandemia me ajudou. Eu sou da ginástica de trampolim que, querendo ou não, não tem tanto espaço como outras modalidades. Usando o TikTok, eu consigo mostrar um pouco do meu esporte, que já está no imaginário das pessoas por conta da cama elástica. O TikTok é uma plataforma muito forte para os atletas e para o esporte em geral para se mostrar para o público”, comentou Rayan Castro, atleta da ginástica de trampolim que tem cerca de 700 mil seguidores na plataforma.
“Eu acredito que o TikTok é uma oportunidade para os atletas de todas as modalidades. É um canal de comunicação muito forte e de fácil acesso. É uma oportunidade de levar o esporte para a população, explicar um pouco mais sobre a modalidade e suas regras.O esporte, em geral, tem muitas modalidades legais e interessantes, mas infelizmente a população não tem fácil acesso porque não tem muito espaço nas mídias convencionais. O TikTok encurtou esse caminho de comunicação, uma vez que consigo passar essa informação direta para eles. Acabei mostrando o meu esporte e a minha rotina para as pessoas e elas curtem”, comentou Juliana Campos, atleta de salto com vara que tem mais de 540 mil seguidores.
ROTINA E IR DESCOBRINDO
Mas como começou a relação com o esporte e com os atletas? Para Arthur Nory, medalha de bronze no solo na Olimpíada de 2016 e campeão mundial da barra fixa em 2019, foi um caminho natural. Apaixonado por redes sociais, o atleta não esconde que não tem muita noção do que fazer na plataforma, mas segue usando na intuição.
“Atleta também é gente. Entrei no TikTok mostrando um pouco da minha rotina de atleta, com os treinos, o dia a dia, mas também fazia as danças e o que estava mais em alta. Hoje, eu faço os challenges, sempre misturando um pouco com o que a minha modalidade oferece, encaixando um mortal, dificultando um pouco mais. Mas para falar a verdade, eu não sei usar direito. Fico pedindo ajuda para os mais novos e tudo, mas gosto muito das possibilidades que o TikTok nos dá, seja dentro ou fora do esporte”, comentou Nory, que hoje tem mais de 470 mil seguidores na plataforma.
Por Paulo Chacon