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Ferrari e Renault dizem que apelarão de decisão da FIA sobre ‘caso Racing Point’

  • Esportes
  • 12 de agosto de 2020
  • às 15:15
Estadão Conteúdo

 

Os bastidores da Fórmula 1 continuam agitados por conta da decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em francês) em punir a Racing Point por ter violado o regulamento ao usar dutos de freio traseiros da Mercedes de 2019 em seu atual carro. Uma batalha jurídica está para acontecer, já que nesta quarta-feira a Ferrari e a Renault confirmaram a intenção de recorrer da sanção, considerada branda demais, dada pela entidade máxima do esporte a motor.

Na última sexta-feira, momentos antes do início das atividades do GP do 70.º Aniversário, em Silverstone, a FIA anunciou que aceitou as alegações da Renault sobre a legalidade dos dutos de freios do RP20, carro da Racing Point para 2020, por ser praticamente uma cópia da Mercedes W10, de 2019, e puniu o time com a perda de 15 pontos no Mundial de Construtores e uma multa de 400 mil euros (cerca de R$ 2,5 milhões na cotação atual).

 

Equipes querem punição mais rigorosa para a Racing Point Foto: Andrew Boyers/Reuters

 

Assim, a intenção das duas escuderias em prosseguir com o recurso significa também que o caso agora vai definitivamente para o Tribunal Internacional de Apelação da FIA. A McLaren e a Williams, que haviam se manifestado a favor de apresentar uma queixa contra a decisão da entidade, anunciaram nesta quarta-feira que descartaram o interesse nessa questão.

“A McLaren respeita as decisões de Ferrari e Renault de prosseguir com seus recursos e vai acompanhar os procedimentos com interesse, mas optou por não apelar das decisões dos comissários da FIA em relação aos protestos da Renault contra a Racing Point”, informou a equipe inglesa em um comunicado oficial.

Punida, a Racing Point também quer nova análise da FIA. A equipe alega que os dutos de freios não eram partes listadas quando as informações foram obtidas e, por isso, o time seria inocente. A mudança no regulamento aconteceu no dia 31 de dezembro de 2019, quando o equipamento passou a ser considerado peça original, obrigando cada escuderia a montar o seu próprio duto de freio, sem copiar ou receber informações externas.

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