Terminou no sábado (18), a 8ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, realizado de 16 a 18 de março, nos Altos da Afonso Pena, ao lado do Bioparque Pantanal. Nem a chuva atrapalhou quando a consciência fala mais alto. Ainda levam alguns dias para a soma do montante descartado ser contabilizado, mas, conforme os organizadores, a expectativa do material coletado foi superada.
Papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, lâmpada, pilha e bateria foram alguns dos itens descartados. Além do ambiente da coleta, o drive contou ainda com o espaço do empreendedorismo. O evento é todo voltado para a sustentabilidade, e quem participa dele tem o mesmo objetivo de contribuir com a preservação do Planeta.
É o caso do José Américo de Oliveira Garcia, mais conhecido pelos clientes como senhor Garcia, que, após sofrer um acidente de moto e perder a perna, viu no ramo dos doces a oportunidade de mudar de vida. Há cinco anos ele trocou a casa de carnes pelas compotas, geleias e conservas produzidas dentro de casa.
Há três anos sendo realizado pela Prefeitura de Campo Grande, muitas pessoas guardam os resíduos para fazer o descarte durante o evento, que acontece em média três vezes por ano. Mas há ainda quem visitou o drive pela primeira vez.
O drive também foi palco de diversão e conhecimento para as crianças. Na quinta e na sexta-feira, alunos das escolas Vida Feliz e Instituto de Educação Cooperar puderam conhecer um pouco de como funciona a reciclagem e o descarte consciente. Em cada parada eles aprenderam sobre a importância de preservar o meio ambiente e de não jogar óleo de cozinha e medicamentos no esgoto de casa.
“É muito importante esse contato dos alunos com esse tipo de evento. Eles puderam conhecer de perto como funciona a reciclagem e o reaproveitamento de muitos materiais. Além de terem visão de um mundo melhor, o cuidado com a natureza, ouviram sobre a energia sustentável e os benefícios do descarte correto”, enfatiza Rosana Maria Ribeiro Faustino, diretora da Escola Vida Feliz.
Texto e Foto: Assessoria