Healthcare Heroes e Salve o Hospital são os projetos vencedores do desafio Startup Game Jam – Edição Saúde, promovido pela Startup Sesi. O resultado foi anunciado na última quarta-feira (07/06), após a apresentação das quatro duplas finalistas.
O desafio teve por objetivo estimular uma competição para criação de jogos eletrônicos, com foco em uma das seguintes temáticas de saúde: bem-estar, clínico, hospitalar, diagnóstico, farmácia e treinamentos. Jurados avaliaram os projetos de acordo com tema, engajamento, arte, mecânica de jogo, trilha sonora, usabilidade e detalhes técnicos.
A premiação para 1º e 2º lugares é uma bolsa mensal de seis meses no valor de R$ 1 mil para cada integrante da dupla vencedora, além do apoio na fase de execução do projeto.
Segundo a coordenadora de inovação e tecnologia da Startup Sesi, Patrícia Pereira, a ideia do desafio é proporcionar a profissionalização na área dos games e mostrar aos jovens que há várias possibilidades de empreender naquilo que amam.
A dupla autora do projeto Healthcare Heroes, que ficou em primeiro lugar na seletiva, é formada pelo programador Gabriel Barberiz e pelo artista Leandro Ishida. O game coloca o jogador no papel de um médico que entra no corpo do paciente para curá-lo de dentro para fora. Gabriel e Leandro tiveram de conciliar o prazo curto do projeto com as aulas na faculdade e o trabalho, mas no final se sentiram gratificados.
Em segundo lugar ficaram o programador Guilherme de Siqueira Bianchini e o artista Josias Matheus, com o projeto Salve o Hospital – jogo de gerenciamento hospitalar que tem a proposta de levar informações e desmistificar o tema para o público infantil.
Texto e foto: Assessoria