O Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho – SRCG, lançou na última terça-feira (21) a terceira edição do Interagro e confirmou o nome do comentarista político, Caio Coppolla, como palestrante do evento. O Interagro 2023 acontecerá entre os dias 22 e 24 de junho e já conta com as inscrições abertas pelo site www.interagro2023.com.br.
“Desenhamos uma programação a fim de debater temas atuais e perspectivas para o agronegócio, de forma a trazer o produtor rural para o centro das discussões. Caio Coppolla foi um dos nomes convidados pelo Sindicato, para que traga sua contribuição e reflexões políticas, relacionando os desdobramentos do atual governo junto ao agronegócio”, explica do presidente do SRCG, Alessandro Coelho.
Os demais palestrantes, segundo o presidente do Sindicato, trarão informações pontuais sobre temas que afetam a produção. “Vamos avaliar projeções para o próximo plano safra, o manejo ideal para menor emissões de gases, empreendedorismo em empresas familiares, as vantagens do associativismo e cooperativismo, bioinsumos, além do papel da política no desenvolvimento da agropecuária de Mato Grosso do Sul”, completa Coelho.
Na oportunidade foi lançado o segundo Prêmio de Agrojornalismo SRCG, que nesta edição homenageará José Maria Hugo Rodrigues, comunicador referência em Mato Grosso do Sul. O Sindicato Rural também lançou o 1º Prêmio Agro Estudantil, que homenageará o ex-senador Pedro Chaves, e premiará as pesquisas de nível técnico, graduação e pós graduação, que tenham por característica a aplicação prática, que possa facilitar a vida do produtor rural.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Rogério Beretta, por sua vez, destacou a transversalidade dos temas da programação. “Uma programação muito positiva, que o Governo do Estado faz questão de apoiar e incentivar, principalmente levando em conta a pesquisa, que é a base de tudo”.
Também destacando o papel da pesquisa, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Borges Stella, ressaltou que o evento representa um elo importante, entre o conhecimento e os produtores. “Foi a pesquisa, a ciência, a grande responsável por passarmos de importadores a exportadores de alimentos. Foi ela também a responsável por avançarmos na produção e na produtividade. E a Interagro nos ajuda nisso, contribuindo de forma direta para a implementação de novas tecnologias, difundidas por eventos como este”.
Também participaram do evento autoridades ligadas à ABPO – Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável, Acrissul – Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul, Sidagro – Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Embrapa, Sindicato dos Produtores Rurais de Camapuã, entre outras autoridades.
Assessoria