O Senar Mato Grosso do Sul deu início, no mês de maio, a um importante treinamento socioemocional voltado aos participantes do programa Jovem Aprendiz em todo o estado.
Em parceria com o Senar Central, está oferecendo capacitação a dezenas de jovens com a finalidade de desenvolver suas habilidades emocionais com foco na compreensão de mundo e do autoconhecimento. Dessa forma, o Senar MS contribui com a inserção desses profissionais no mercado e em como os aprendizes podem lidar com questões socioemocionais inerentes ao ambiente de trabalho e em sua vida pessoal.
A primeira turma foi atendida nos dias 23, 24 e 25 de maio, na usina laco Agrícola, no município de Chapadão do Sul. A segunda turma aconteceu de 30 de maio a 1º de junho, no mesmo município. Ao todo, 26 jovens aprendizes foram capacitados.
O conteúdo aplicado no curso é focado na saúde mental. “No treinamento, abordamos assuntos como o comportamento individual do jovem, para que consigam desenvolver uma melhor compreensão de suas reais emoções. Também proporcionamos momentos de reflexão para que aprimorem a inteligência emocional, tão importante para a vida pessoal e também no ambiente de trabalho”, detalha o Instrutor do Senar/MS, Jonathan Colpas.
Ele complementa que, nas aulas, são destacados temas da atualidade, como a depressão, ansiedade, estresse, educação financeira, fortalecimento da resiliência, empatia e a importância da autoestima e do autoconhecimento para lidar com o bullyng e cyberbullyng.
As próximas turmas estão previstas para o mês de julho, nos municípios de Chapadão do Sul e Sonora.
Fonte: Estagiário de Jornalismo do departamento de comunicação do Sistema Famasul, Gabriel Garcia, com supervisão de Anahi Gurgel.