Curso de Coordenador de Brigada de Incêndios é oferecido para membros e associados da Reflore/MS.
Entre os dias 18 e 21 de julho, em Três Lagoas, o Senar Mato Grosso do Sul ofereceu o curso ‘Coordenador de Brigada de Incêndios (Metodologia SCI – Sistema de Comando de Incidentes)’ para gestores de empresas associadas da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas). Voltada a 25 participantes, a capacitação acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e o Sindicato Rural do município.
De acordo com o analista educacional do Senar/MS, Carlos Henrique Geraldo, o objetivo é formar coordenadores de trabalho na área rural, visando o combate aos incêndios ou qualquer tipo de emergência que aconteça no campo. “O intuito é que os participantes compreendam os principais conceitos e métodos envolvidos no modelo de gerenciamento do SCI em resposta a emergências”, destaca.
Em Três Lagoas, as aulas foram ministradas pelos instrutores capitão Wagner Moreira Lopes e sargenta Helen Jéssica.
O curso – A metodologia SCI auxilia no gerenciamento de incidentes, padronizado para todos os tipos de sinistros e ocorrências de grandes proporções, o que permite adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades de múltiplos ou único caso.
Entre os conteúdos ministrados estão as definições do SCI, plano de ação, fluxograma, considerações para estabelecimento das instalações, definições, exposição, formulários, estabelecimento e a aplicação de SCI em cenário hipotético. São 32 horas de carga horária, sendo 24 horas em teoria e 8 horas na prática.
Parceria Institucional – Segundo o diretor-executivo da Reflore/MS, Benedito Mário Lázaro, Mato Grosso do Sul desponta no setor de florestas. “É preciso que o estado crie uma cultura florestal. Nós temos que ter, principalmente nesta época do ano, um cuidado muito grande com o problema dos incêndios. Precisamos estar preparados caso haja algum incidente”, afirma.
A Reflore/MS é parceira e mobilizadora da ação, que tem como objetivo capacitar gestores das empresas associadas para que, por meio de um regime de Plano de Auxílio Mútuo (PAM), todas as envolvidas passam a integrar uma instituição sem fins lucrativos, com foco em auxiliar o atendimento emergencial das demais integrantes.
“Importante as empresas capacitarem seus colaboradores para que possamos ter um número alto de brigadistas que saibam cuidar e proteger o patrimônio, sem colocar sua segurança em risco. Fundamental a parceria da Reflore/MS, Senar/MS, Corpo de Bombeiros e principalmente o governo do estado para cuidar do nosso grande patrimônio”, finaliza Dito Mário.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis