Por R7
O Procon de São Paulo, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, irá notificar a Apple pedindo explicações sobre indenização aos consumidores brasileiros em virtude de problemas em iPhones antigos, que passaram a ter uma piora no desempenho após instalação de atualizações do sistema operacional iOS.
De acordo com notícia divulgada, nos Estados Unidos, a empresa fez um acordo coletivo comprometendo-se a indenizar os consumidores cujos aparelhos tiveram o problema. O acordo, que prevê que a Apple pague 25 dólares por aparelho, inclui os donos dos iPhone 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, 7, 7Plus ou SE (que executaram o sistema operacional iOS 10.2.1 ou posterior) e dos iPhone 7 e 7 Plus (que executaram o iOS 11.2 ou posterior antes de 21 de dezembro de 2017).
Nos EUA, a fabricante do celular irá desembolsar 500 milhões de dólares para indenizar os clientes que foram afetados pela lentidão de seus aparelhos.
“O Procon-SP vai solicitar à Apple que informe se também pretende pagar a mesma indenização aos consumidores brasileiros da que foi paga aos norte-americanos; uma vez que o produto é o mesmo, o dano e a lesão são idênticos”, afirma Fernando Capez, diretor executivo.