Por Sofia Pilagallo, do R7
O navio de exploração Earth 300, fabricado pela empresa Iddes Yacht, tem 300 metros de comprimento — maior que o Titanic — e contará com 22 laboratórios de ponta equipados com Inteligência Artificial (IA). A embarcação poderá acomoda até 400 pessoas, entre elas, 160 cientistas, quando for lançado em 2025. Segundo o fundador da Iddes Yacht, Salas Jefferson, o objetivo do projeto é “unir ciência e exploração para enfrentar os maiores desafios da Terra”.
O funcionamento do enorme barco será totalmente livre de emissões de poluentes. A energia elétrica necessária para o funcionamento de toda a estrutura será por energia nuclear. O reator funcionará a base de sais de fluoreto derretido, que operam em baixa pressão. O navio também carregará uma frota de embarcações subaquáticas avançadas para ajudar nos estudos de alto mar e um helicóptero.
“Queríamos criar um design que fosse inspirador. Quando alguém olhou para a esfera, queríamos que eles se inspirassem para proteger a Terra”, afirmou Salas em comunicado. A tripulação irá atuar em diversas áreas de pesquisa, como segurança hídrica e alimentar, catástrofes climáticas e educação.
“A segurança alimentar depende da segurança da água, eles estão intrinsecamente ligados. O mundo está ficando sem água limpa e fresca para alimentar e nutrir uma crescente população global e manter a saúde de nosso planeta”, disse a empresa.