O Google e a Multilaser apresentam nesta quarta-feira (18) a plataforma Kids Space, voltada ao público infantil. O sistema vai rodar no tablet Multilaser M8 4G, também lançado hoje por R$ 999, com o objetivo de oferecer aplicativos, livros e vídeos de aprendizagem gratuitos para crianças, pais e professores. As famílias também vão ter acesso ao Family Link, ferramenta que controla tempo de uso e recursos disponíveis para os pequenos.
O tablet Multilaser M8 4G pode ser adquirido no site oficial da fabricante tupiniquim. Ele é voltado para uso diário e tem ficha técnica simples, com tela de 8 polegadas, 32 GB de memória interna e conexão 4G. A expectativa é de que a Multilaser anuncie seis outros modelos similares ainda este ano.
O conteúdo do sistema Kids Space será composto por aplicativos do Google Play com selo “Aprovado por professores”. Para isso, eles foram avaliados por acadêmicos e especialistas em educação infantil.
A plataforma se divide em guias. A área “Ler”, por exemplo, dá acesso a livros infantis populares. Já em “Assistir” e “Criar”, as crianças encontram vídeos do YouTube Kids. Os pais e responsáveis também podem baixar outros aplicativos do Google Play e personalizar a interface da maneira que preferirem.
O Google também traz a possiblidade de criar e personalizar um avatar para deixar a plataforma mais interativa e com a cara do pimpolho.
O lançamento do sistema é continuidade do esforço que o Google tem feito desde 2017, quando lançou o sistema de controle parental Family Ink. Com ele, os pais podem gerenciar de forma remota o tipo de conteúdo que roda no dispositivo dos filhos.
Para Bruno Diniz, engenheiro líder do time Kids & Families do Google no Brasil, o lançamento do Kids Space é uma evolução de um grande projeto de soluções para o uso da internet pelas famílias.
— Bruno Diniz, engenheiro líder do Kids & Families do Google Brasil
O mercado de tablets cresceu consideravelmente em 2021. O Brasil passou da 10ª para a 8ª posição no ranking mundial em unidades vendidas, de acordo com o IDC. O aumento de 52% no primeiro trimestre pode ser explicado pela pandemia e pelo uso compartilhado do acessório entre os membros da família.
A chegada do Kids Space marca o início de uma parceria com a Multilaser. A fabricante brasileira terá exclusividade da plataforma. O período de vigência não foi divulgado. A expectativa é de que outras indústrias do setor possam adotar a tecnologia no futuro.