Mesmo com o atendimento presencial normalizado após o período de pandemia, o Centro Integrado de Justiça (Cijus) permanece com a opção de agendamento pelo site do TJMS para a abertura remota de uma ação nos juizados especiais. No dia e hora marcado, o atendimento é feito por videoconferência, no entanto, nem sempre a conexão permite a realização da videochamada. Para evitar reagendamentos, o setor de atermações começou a realizar as atermações via mensagens de WhatsApp, nos casos em que a videochamada não pode ser concluída.
O presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, Des. Alexandre Bastos, ressalta que o CSJE está atento às necessidades da população e essa é mais uma facilidade no atendimento via WhatsApp para atender aos jurisdicionados com mais agilidade, facilitando a distribuição e os serviços da justiça.
Os atendentes estabelecem contato com o autor da ação, quando ele é abordado com uma mensagem padrão para envio de documentos. Todos os demais passos para a atermação são feitos pelo aplicativo de mensagens. Vídeos, fotos, áudios, prints e demais documentos em PDF são também compartilhados e qualquer outra prova das alegações do autor. Até mesmo os termos obrigatórios são enviados pelo WhatsApp e a pessoa que está sendo atendida assina e encaminha uma foto com o termo assinado.
O andamento do atendimento, às vezes, pode demorar um pouco mais que um atendimento presencial ou por videochamada, pois é preciso converter arquivos para os formatos aceitos pelo Sistema de Automação da Justiça (SAJ), ou é preciso aguardar as respostas às perguntas. Ainda assim, o atendimento é concluído e a ação tem início com os trâmites normais, como o agendamento de uma tentativa de conciliação entre as partes.
Saiba mais – O primeiro atendimento para quem se dirige ao Centro Integrado de Justiça (Cijus) é feito pelo setor de Atermação. Lá, todos que chegam são atendidos, mesmo que não seja possível a abertura imediata da ação. O termo “atermação” aliás significa ouvir a reclamação do cidadão e transformá-la na petição inicial de um processo.
Com relação à documentação necessária para abrir um processo na atermação, é imprescindível o CPF, endereço completo, e documentos que comprovem as alegações, mesmo que se tratem de prints de conversas eletrônicas, e-mails ou notas fiscais.
O atendimento dos juizados especiais acontece em todas as comarcas do Estado, basta se dirigir ou ligar ao Fórum de seu município para mais informações. Vale lembrar que o expediente no Poder Judiciário de MS é vespertino, a partir das 12 horas.
Para agendar atendimento num dos juizados especiais do Estado, acesse: https://agendamento.tjms.jus.br/cadastro/selecione-servico/11 e escolha a comarca e o serviço que deseja (abertura de ação ou processo em andamento).
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br