O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita da Dra. Regina Aguiar, médica gineco-obstetra e professora universitária com ampla experiência acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a visita, Dra. Regina se reuniu com o superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick, e representantes das principais gerências da instituição, incluindo a Gerência de Atenção à Saúde (GAS), Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Gerência Administrativa (GAD), além de setores especializados como a Unidade de Saúde da Mulher e da Criança e representantes da UTI Neonatal.
A Dra. Regina Aguiar está à frente da coordenação técnica de um projeto de cooperação entre o Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Ebserh, com foco no fortalecimento do cuidado obstétrico e neonatal nas 25 instituições da rede Ebserh que possuem leitos obstétricos e neonatais. “Esse é um projeto de cooperação em parceria com cada uma dessas instituições, desenvolvendo um trabalho ao longo dos próximos dois anos relacionado a boas práticas clínicas na assistência obstétrica e na assistência neonatal”, explicou Dra. Regina. Ela ressaltou a importância de compartilhar as experiências bem-sucedidas do HU-UFGD com outros hospitais universitários da rede Ebserh, a fim de fortalecer o sistema como um todo.
O gerente de Atenção à Saúde do HU-UFGD, Tiago Amador, destacou a relevância dessa troca de conhecimentos e experiências proporcionada pelo projeto. “Hoje, a Dra. Regina veio para conhecer nossa estrutura, identificar quais são as potencialidades e fragilidades e fazer a troca com todo o nosso país. É a partir desse movimento de troca, através de momentos presenciais e de momentos síncronos ou assíncronos, que a gente constrói uma maternidade mais potente, com qualidade, a ponto de diminuir as fragilidades e os desfechos ruins, que são os eventos adversos. O objetivo final sempre é a qualidade do serviço e o fortalecimento do SUS”, afirmou Tiago.
Dra. Regina reforçou a visão de desenvolvimento contínuo do projeto e o resultado almejado. “O cuidado obstétrico cada dia mais vai avançar e o cuidado neonatal, paralelo a ele, também cada dia melhor para a população da Grande Dourados.” A expectativa é que, com a visita periódica de uma equipe de especialistas, chamada de equipe perinatal, que atuará tanto presencialmente quanto por meio de webconferências, o HU-UFGD possa continuar aprimorando suas práticas e serviços de saúde para a comunidade.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte e fotos: Assessoria HU/UFGD