Por Bruna Pasche
Mais 10 leitos de terapia intensiva (UTI), foram ativados pela Prefeitura no Hospital Adventista do Pênfigo, nesta quarta-feira (10). A medida é mais uma tentativa de reduzir os danos do coronavírus nos leitos dos hospitais de Campo Grande, que atingiram 106% de ocupação hoje.
Além desses, o hospital já conta com 40 leitos de UTI exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, a Prefeitura informou ainda que também foram ativados 12 leitos de terapia intensiva, exclusivos SUS na Clínica Campo Grande e mais sete leitos semicríticos para a retaguarda no Hospital de Câncer Alfredo Abrão.
“Temos o aumento das internações por causa da Covid, mas também há a necessidade de ocupar esses leitos por outros motivos, sejam por causa de acidentes de trânsito, outras doenças, ou seja qual for a necessidade”, reforça o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho ao comentar sobre a necessidade de leitos retaguarda.
Ontem a administração publicou a designação de quatro médicos contratados pelo Município para atender no Hospital Rosa Pedrossian (HRMS), considerado referência para o atendimento da Covid-19. O hospital já conta com 15 profissionais cedidos pela Prefeitura de Campo Grande, entre fixos e plantonistas.
“A expectativa é de que ao longo da semana mais profissionais convocados no processo seletivo de contratação temporária sejam direcionados à unidade hospitalar. No último chamamento, foram 106 médicos convocados pelo Município”, concluiu a nota.
Lotação
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 106% nesta quarta-feira (10). O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) está com mais de 100% de lotação e pacientes já precisam de ventilação manual (ambú) para respirar.
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de hoje, Mato Grosso do Sul bateu novo recorde de internados nesta quarta-feira (10). Ao todo, são 754 pessoas hospitalizadas, sendo 419 em leitos clínicos (275 público; 144 privado) e 335 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (253 público; 82 privado). Até ontem, 725 pessoas internadas.