Por Rafaela Moreira, Thais Libni
Mato Grosso do Sul permitiu que seus municípios ampliassem o calendário de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idade entre 55 a 59 anos a partir desta sexta-feira (28).
Entretanto, em Campo Grande, a vacinação seguirá para os grupos prioritários, pelo menos a princípio, segundo o que foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Conforme o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a imunização por idade democratiza o acesso à vacinação por toda a população.
“A partir de amanhã vamos democratizar o acesso da vacinação por faixa etária, vamos abrir para 55 a 59 anos, até chegarmos no limitador de vacinação até os 18 anos, isso facilita e tira uma carga muito grande dos secretários de saúde”, explicou o titular da pasta.
A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) aprovou nesta quinta-feira (27) a proposta apresentada pelo Estado para realizar a vacinação de grupos por faixa etária de imunização contra a Covid-19.
Como os municípios ainda não completaram a vacinação de todos os 28 públicos prioritários, será reservado 30% das doses para a continuação da imunização desses grupos e 70% das doses serão destinadas para aplicação por faixa etária.
A proposta de vacinação por faixa etária havia sido apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) desta quarta-feira e faltava a aprovação na CIT para poder ser executada.
A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau) ampliou o calendário de vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores industriais e da construção civil com 45 anos ou mais nesta quinta-feira (27).
Além do novo grupo, os pontos de vacinação continuam aplicando a primeira dose em trabalhadores de transportes, sendo eles; trabalhadores de transportes metroviário e ferroviário, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores de transporte aquaviário, trabalhadores portuários com 18 anos ou mais.
Para receber a dose é necessário a apresentação de comprovante de vínculo com empresa prestadora de serviço e residência.
Vacinômetro
A plataforma disponibilizada pela SES divulga em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.
As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dose 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.
Segundo dados da ferramenta, 1.098.290 doses já foram aplicadas no Estado e 26,61% da população sul-mato-grossense está vacinada.
Na Capital, 391.291 doses já foram aplicadas, sendo 268.647 da primeira e 123.910 da segunda. Com isso, 29,43% da população campo-grandense está vacinada.
Boletim
Mato Grosso do Sul contabiliza 6.627 mil mortes e 283.302 casos desde o início da pandemia, sendo 55 óbitos e 1.714 confirmações nas últimas 24 horas.
Campo Grande registrou 329 novos casos; Dourados 188; Ponta Porã 144; Corumbá 88; Ivinhema 87; Maracaju 74; Três Lagoas 66; São Gabriel do Oeste 51; entre outros municípios.
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 101%, Dourados em 95%, Três Lagoas 99% e Corumbá 100%.
Em fila de espera, 252 enfermos aguardam por um leito hoje em Mato Grosso do Sul.
Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã, Dourados, Corumbá, Amambaí, Anastácio, Bataguassu, Bonito, Cassilândia, Deodápolis, Eldorado e Glória de Dourados foram as cidades que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.