Por Ana Karla Flores
A Prefeitura de Campo Grande planeja aplicar a primeira dose da vacina contra Covid-19 em pessoas com 30 a 59 anos até o fim deste semestre. Esse grupo representa 68% da população adulta da Capital, grupo classificado de 20 a 59 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho, a prefeitura depende apenas do quantitativo e da regularidade de doses enviadas para cumprir o prazo esperado.
“No calendário entram pessoas com comorbidades primeiro, como prioridade, só que, dependendo do quantitativo de doses, a gente tem condições de baixar mais as idades”.
esperados novos lotes de vacina com volumes maiores, que possibilitará a aceleração da vacinação a partir da faixa etária, comorbidade e prioridade.
“Se o esperado de mais vacinas se tornar realidade, nós vamos caminhar em três eixos: comorbidade, idade e prioridade. Hoje nós baixamos para 40 anos com comorbidades, mas eu ainda não sei o que vai chegar no próximo lote”, detalha o secretário.
A prefeitura abriu cadastro prévio da vacinação para pessoas com 30 a 39 anos com ou sem comorbidades ontem.
Com isso, a população estimada para receber os imunizantes somam 313.126 campo-grandenses, ou seja, 68% da população adulta da Capital.
Segundo o Censo Demográfico do IBGE, a população adulta de Campo Grande, pessoas de 20 a 59 anos, é de 459.991.
Entretanto, os dados foram atualizados pela última vez em 2010, e a população da Capital teve um crescimento nos últimos 10 anos sem o levantamento de dados.
Entre o grupo de adultos, pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 40 anos ou mais já podem receber a vacina.
Filho destaca que a vacinação dos profissionais da saúde vai ser concluída nesta semana, com a aplicação das doses em pessoas com 18 anos, finalizando, assim, a primeira fase do Plano Nacional de Imunização.
“Dependendo do quantitativo de doses, a gente inicia um calendário mais jovem, agora, do público da educação e assistência social, que quanto mais jovem maior é o público. Das gestantes preciso de maior adesão, se não tiver adesão da gestante, vamos abrir para comorbidade”.
Calendário
Segundo a prefeitura, já foram vacinadas 220.105 pessoas e 69.165 receberam a segunda dose do imunizante.
Foram vacinados ontem cerca de 6.478 campo-grandenses, atingindo 24,29% da população. Gestantes e mulheres com até 45 dias pós-parto (puérperas) continuam sendo vacinadas.
A vacinação para esse público acontece até as 22h nos drives Ayrton Senna, Albano Franco e Cassems e no Centro de Vacinação Guanandizão.
É necessário que a carteirinha do pré-natal seja apresentada na hora de vacinar.
Também continuam sendo imunizados trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais (profissionais ativos formados e em exercício em estabelecimentos de saúde), trabalhadores da Educação Básica e Superior, profissionais de Assistência Social e pessoas com comorbidades com 40 anos ou mais.
A vacinação será na Seleta, das 7h30min às 16h45min, Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) (13h30min às 19h30min) e em 55 unidades de saúde (13h às 16h45min). Para se vacinar é preciso levar documento que comprove a deficiência, comorbidade ou profissão.