Por Gabriela Couto
Nesta terça-feira (09) a Assembleia Legislativa realiza uma sessão solene virtual para homenagear mulheres profissionais de Saúde que atuaram e atuam no enfrentamento contra a covid. A única deputada mulher da Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB) preside a solenidade que faz parte da programação alusiva ao Mês das Mulheres.
Cada um dos 24 deputados estaduais escolheu até dois nomes para ganhar o troféu Celina Jallad, nome da ex-deputada estadual e ex-conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que faleceu em 2011.
“Hoje vamos enaltecer aquelas que fazem a diferença nesses dias difíceis. São elas, as mulheres, a principal força de trabalho da saúde. Os números mostram isso. Na enfermagem, dos 2 milhões de profissionais, 85% são mulheres. Dos cerca de 502 mil médicos no país, 52,7% são mulheres na rede pública. E com um número crescente entre as jovens. Até 29 anos, elas representam 57,4% e entre 30 e 34 anos elas somam 53,7%.Diante destes números e em meio ao cenário da pandemia, são elas, as mulheres, as protagonistas neste duro momento da História”, destacou a deputada Mara.
Uma das homenageadas foi a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Christine Maymone, que está a frente das ações contra a pandemia no governo do Estado. A secretária ficou conhecida da população com a divulgação do boletim da covid por meio das lives do governo de Mato Grosso do Sul.
Programação
No dia 17 de março, haverá audiência pública online ‘E agora, vereadora?’, abordando a importância delas em seus municípios, os desafios, saúde da mulher, violência contra a mulher, geração de renda e emprego, creches, os filhos protegidos para o trabalho com tranquilidade, e qual a função da vereadora, como atuar no exercício do cargo.
No dia 26 de março, haverá a palestra com Maika Kondo, ginecologista e especialista em saúde feminina. O tema é a saúde da mulher em evidência, abordando a importância do cuidado para evitar o câncer de mama e o de colo de útero.