Em alguns anos, o roxo se somará ao verde que cerca da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Na tarde desta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, dois deputados, representando todos os parlamentares, plantaram mudas de ipê roxo como forma de simbolizar a atenção do Parlamento estadual às pautas ambientais.
Participaram do ato em nome dos 24 parlamentares os deputados Paulo Corrêa (PSDB), 1º Secretário da ALEMS, e Caravina (PSDB). “Este ato tem um simbolismo muito grande. Isso porque a Assembleia Legislativa cumpre sua missão de proteger o nosso meio ambiente. As leis que aprovamos aqui mostram isso”, afirmou Paulo Corrêa, acrescentando que o ato atende a pedido do presidente Gerson Claro (PP) com a concordância de todos os deputados.
Plantio de espécies nativas
O plantio de árvores na tarde desta quarta-feira foi um gesto simbólico. No entanto, as mudas plantadas integram amplo projeto que está em andamento na ALEMS: reflorestamento do entorno do Parlamento com espécies nativas. Apenas na primeira etapa, serão plantados 110 pés, sendo 35 ipês roxos e 75 louros-pretos.
O louro-preto é uma árvore do Cerrado, presente também na Floresta Amazônica e na Caatinga. Pode chegar até dez metros de altura e tem o caule acinzentado. O ipê roxo, que atinge até 30 metros, floresce durante os meses de agosto e setembro.
Data
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, na Conferência de Estocolmo, que reuniu 113 países. Neste ano, o tema do movimento é “Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca”.
Em diversas partes do mundo, são realizadas, na data, ações que buscam reforçar a educação para a sustentabilidade. E o gesto simbólico de plantio de árvores nesta tarde na ALEMS se soma a essas tantas iniciativas, realizadas, hoje, em vários pontos do planeta.
Por: Osvaldo Júnior Foto: Wagner Guimarães