Presentes nos momentos em que a sociedade mais precisa, os bombeiros militares do Estado foram homenageados nesta manhã (20) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por proposição do deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Casa de Leis. Foi concedida Moção de Congratulação aos membros do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), pelas forças-tarefas no Estado do Rio Grande do Sul, devido às enchentes que fizeram vítimas e desabrigaram a população local, proveniente da chuvas que iniciaram no fim de abril.
Paulo Corrêa saudou a todos e agradeceu os parlamentares. “Essa moção de minha autoria só é entregue porque houve 24 assinaturas. O reconhecimento da Assembleia Legislativa ao trabalho dos bombeiros é motivo de muito orgulho. Quero dizer que a instituição que tem o maior respeito da população do Mato Grosso do Sul é a corporação dos bombeiros, pois atendem as pessoas quando mais precisam, na enchente, em queimadas, na saúde. Sabemos que é um trabalho árduo e difícil e que merece ser reconhecido. Parabéns pelo trabalho de vocês”, ressaltou o 1º secretário da ALEMS.
Homenageados
O primeiro homenageado foi o coronel QOPM Frederico Reis Pouso Salas, comandante-geral do CBMMS. A moção de congratulação foi entregue pelos deputados Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa e Coronel David (PL). Em seguida por toda ajuda humanitária diante do cenário de calamidade pública, foram homenageados os bombeiros que integraram a 1ª força-tarefa enviada ao Rio Grande do Sul.
Foram homenageados com a moção de congratulação os bombeiros que participaram das duas forças-tarefas enviadas ao Rio Grande do Sul. Integrantes da 1ª força-tarefa o Capitão QOBM Rodrigo Alves Bueno (oficial combatente); tenente QOBM Paulo De Lima Gomes Junior (oficial combatente), 3º sargento QPBM Abraão Anicésio Bernal (praça combatente), Cabo QPBM Hugo Marques Araújo Dias (praça combatente) e o cabo QPBM Rahifi Daniel Reis Chaves (praça combatente).
O segundo grupo de força-tarefa no Rio Grande do Sul, que recebeu a homenagem da Casa de Leis é composto pelo Coronel QOBM Fábio dos Santos Coelho Catarineli, Capitão QOBM Eduardo Tracz, 2º tentente QOBM Vinícius Nascimento de Castro, o sub-tenente QPBM Nilson Gonçalves, 1º sargento QPBM Robson da Silva Mendonça, 3º sargento QPBM Cristiano Silva Monteiro, cabo QPBM Eliezer Martins Mangerotti, cabo Pedro QPBM Pedro Henrique Souza Raquel e a soldado QPBM Jéssica Arevalo Lopes.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel QOBM Frederico Reis Pouso Salas, falou em nome dos homenageados. “Cumprimento o presidente da Casa de Leis, e em vosso nome a todos os integrantes e demais presentes, e em especial ao deputado Paulo Corrêa, que foi a autor dessa Moção de Agradecimento aos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. É muito fácil falar de homens e mulheres que prestam um serviço digno e aproveito esse momento para trazer os futuros e sinceros agradecimentos a respeito desta data. O serviço que vocês prestam é relevante a sociedade, e é por meio desses serviços vocês atravessam fronteiras levando o nome do Mato Grosso do Sul. No Rio Grande do Sul as águas eram o grande desafio, e aqui no Estado temos a falta dessa água, os que não vieram receber a Moção de Congratulação hoje estão em missão no Pantanal no combate aos incêndios. E ainda assim foram lembrados e mencionados. A cachorra Laika que ajudou nas buscas está partindo oito filhotinhos que serão utilizados para a melhora genética dos nossos cães de salvamento, dois no Estado e os outros para outros estados. Nós somos por vocês”, concluiu.
Os deputados Junior Mochi (MDB), Caravina (PSDB), Paulo Duarte (PSB), Professor Rinaldo (Podemos) e Coronel David (PL) participaram da entrega da moção aos bombeiros militares. Também participou da homenagem o capitão CBMS Henrique Manoel Falcão, adjunto da Assessoria Militar, representando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).