O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou em entrevista à CNN nesta segunda-feira (31) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será o responsável por escolher o candidato de direita nas eleições presidenciais de 2026.
Bolsonaro completa um mês inelegível
A decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que tornou Bolsonaro inelegível até 2030 completou um mês no domingo (30). De acordo com Valdemar, a medida é “um verdadeiro absurdo”.
“Bolsonaro já esperava essa decisão pelo comportamento deles [TSE] na eleição, que foi totalmente contra ele o tempo todo. Nós esperávamos essa decisão. Nunca se viu isso. Condenaram o camarada por causa de uma fala dele”, disse o presidente do PL.
Conforme abordado durante a entrevista, Valdemar declarou que pretende repreender a decisão do TSE em órgãos internacionais de Justiça. O objetivo, segundo ele, é “mostrar que esse pessoal do Poder Judiciário do Brasil agiu erradamente”.
Eleições municipais
Na avaliação do presidente do PL, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), “tem resumido a melhor representação de centro” na capital paulista. O PL estuda apoiar Nunes à reeleição nas eleições municipais de 2024.
Para Valdemar, o grande embate pelo comando da Prefeitura de São Paulo será contra o PT. No entanto, ele apontou ter dúvidas de que o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá apoiar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) no pleito municipal.
“Existe uma discussão muito grande dentro do PT, porque uma grande base do partido não quer apoiar o Boulos. E o Boulos, se fosse eleito, ele ia sair contra o Lula em 2026, não tenho dúvidas disso”, avaliou Valdemar.
De Brasília