Segundo a investigação, os prejuízos à Receita Federal superam R$ 2,7 milhões
A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários do Ceará, deflagrou nesta sexta-feira (8) a Operação Verdade Ilusória para cumprir seis mandados de busca e apreensão contra um grupo responsável por fraudes em 12 mil declarações de imposto e renda.
De acordo com a CNN, os mandados são cumpridos em Fortaleza, Eusébio (CE), Trairi (CE) e Itapipoca (CE).
A investigação teve início a partir de uma prisão em flagrante em São Paulo e essa ação busca colher novos elementos probatórios da atuação de uma organização criminosa voltada, segundo a PF, para inserção de dados falsos nos sistemas da Receita Federal do Brasil, para receber valores a título de restituição de imposto de renda.
A apuração dá conta que os créditos são efetuados em contas abertas com documentos falsos e são resgatados por pessoas diversas daquelas que, em tese, teriam direito ao seu recebimento.
Foram identificadas pela Receita Federal em São Paulo mais de 12 mil declarações de IR fraudadas, em sua maioria em nome de estrangeiros que já saíram definitivamente do Brasil, totalizando um prejuízo superior a R$ 2,7 milhões.
As medidas judiciais cumpridas, inclusive o bloqueio das contas bancárias dos investigados, objetivam rastrear e recuperar o dano causado.
Os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação e uso de documento falso, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.
De Brasília