Por Naiane Mesquita
Mato Grosso do Sul tem vários destinos de aventura. Há opções mais tradicionais e caras, como Pantanal e Bonito, como também cachoeiras escondidas e localizadas perto de Campo Grande, principalmente na cidade de Jaraguari e Rochedo.
A Cachoeiras Secreta, por exemplo, é um desses novos locais que estão sendo desbravados recentemente. Desde o ano passado, Cristevan Veloso, organiza grupos para conhecer o local. Segundo o proprietário do Trilha Extrema, o paraíso fica em uma propriedade privada e ainda tem mata fechada. Ao todo são 6 quedas d’água.
“São 37km de Campo Grande até lá. A cachoeira tem 10 metros de altura. Para viabilizar o passeio, fizemos uma parceria com o pessoal da propriedade. São duas cachoeiras no roteiro. Iniciamos com um café da manhã, o tradicional quebra-torto pantaneiro. A trilha tem 5km e quando você se aproxima é de impressionar. Parece aqueles fundos de tela de computador, que mostram paisagens incríveis”, explica.
O proprietário da fazenda abriu para o turismo após ter o local invadido algumas vezes. “Por isso eles realizam as parcerias, para evitar invasões e saber quem entra e sai da propriedade. Uma questão de segurança e também de manter o local limpo”, frisa Cristevan.
Cachoeira do Jatobá
Na lista das novidades, a Cachoeira do Jatobá, localizada na divisa entre Jaraguari e Rochado, também é um atrativo a mais para os turistas. “Esse roteiro é o mais leve que a gente tem aqui próximo de Campo Grande. É bem legal de fazer com família, com criança, com idoso, é um roteiro bem leve, a gente para nas corredeiras do Rio Jatobá, não tem partes fundas nos pontos onde a gente parte”, pontua.
A Cachoeira do Salto do Jatobá tem cerca de 8 metros de altura. “Também temos refeições inclusas”, explica.