
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu toda a ajuda externa americana por 90 dias, visando desacelerar projetos que, segundo ele, desestabilizavam a paz mundial. Entre as iniciativas impactadas, foi congelada a parceria que treinava brigadistas brasileiros para o combate a incêndios florestais.
Entre eles está o Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios, que vinha sendo executado desde 2021 pelo USFS (Serviço Florestal dos Estados Unidos) em colaboração com o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).
Esse programa tinha como foco a formação de brigadistas e a capacitação de profissionais, tendo já realizado mais de 51 cursos e treinado mais de 3.000 pessoas, incluindo muitas mulheres indígenas.

A suspensão das atividades foi confirmada pelo Ibama, que expressou que, embora não haja impacto direto no combate ao fogo no Brasil, a interrupção afetará aspectos técnicos da capacitação profissional.
O Ibama também informou que as atividades já programadas estão sendo verificadas por instituições federais, mas sem o suporte da USFS. O futuro do programa, que deveria durar cinco anos, agora se mostra incerto devido às recentes decisões do governo americano.
Fonte: Portal Primeira Página
Foto: Divulgação