Companhia tem plataforma de gestão, controle financeiro e venda de produtos para associações estudantis
Para tentar tirar do horizonte das associações estudantis e centros acadêmicos a mesa de bilhar e o caderninho de movimentação financeira, a startup anuncia nesta terça-feira, 18, o recebimento de um aporte de R$ 10 milhões. A rodada foi liderada pelo Inovabra Ventures, braço de investimentos em inovação do Banco Bradesco – participaram também a Asterisk Partners, firma de venture capital com sede nos EUA.
Nem sempre corresponde à realidade, mas, ao longo dos anos, centros acadêmicos universitários acumularam a fama de desorganizados e pouco profissionais. É algo, porém, que a startup Partyou está tentando mudar por meio de uma plataforma de gestão financeira e administrativa focada nessas organizações.
O sistema da Partyou ajuda os centros acadêmicos com a regulamentação de CNPJ e serviços de contabilidade, além de permitir a comercialização de ingressos para eventos. Sabe aquele churrasco de fim de ano? Ele poderá ganhar ingressos com QR Code e ser comercializado diretamente na internet, o que reduz o volume de transações em dinheiro.
Além de manter o controle financeiro, o modelo permite que as associações tenham controle de estoque e logística de produtos que pretendem comercializar. O sistema ainda dá aos alunos acesso a uma plataforma onde os eventos e produtos podem ser comprados.
“Nós somos especializados em trabalhar com serviços para os alunos. Queremos trazer uma plataforma onde o aluno possa se sentir bem com a vida de universitário.” afirmou Otávio Dutra, cofundador da Partyou.
Atualmente, a plataforma da companhia já está presente em mais de 900 associações em 130 cidades do País. Com o novo cheque, a Partyou busca expansão territorial. A meta é chegar a 200 cidades em 2022 e atender cerca de 170 mil alunos. Apesar de estar presente em outras regiões, o foco atual da companhia é nas regiões Sul e Sudeste – 60% dos estudantes atendidos estão nas duas regiões.
Fundada em 2016 e operando desde 2017, a startup conta com 34 pessoas. A empresa surgiu depois que Otávio Dutra, Leandro Souza e Thais Mellone perceberam que a gestão de festas e jogos interclasses não poderia mais depender do caderninho.
“Começou como algo não profissional, feito por alunos para os alunos.” disse Otávio Dutra, CEO e cofundador da Partyou. “Começaram com vendas de ingressos para eventos pequenos, hoje, além disso, podemos ajudar com a vida financeira dos centros acadêmicos.” concluiu.
Em 2017, o trio começou a acelerar o negócio ao perceber que o público universitário tinha problemas com suas associações e centros acadêmicos. Assim, eles levantaram R$ 1 milhão por meio de um crowdfunding. Em 2019, conseguiram uma rodada de R$ 2 milhões com investidores anjos.
Além da expansão geográfica, a ideia da Partyou é lançar novos produtos, consolidando sua posição junto aos centros acadêmicos. No modelo de negócios, eles possuem duas fontes de receita: taxa nas vendas feitas pela plataforma, cobrando 5% nas transações online e de 2,5 a 3,5% nas maquininhas, e serviços de contabilidade para associação estudantil que são prestados dentro da plataforma.
Por Rafael Nunes