O IEL finalizou nesta quinta-feira (22/09) o curso de síndico para 13 alunos que a partir de agora estão capacitados e preparados para exercer o papel de liderança nos condomínios. Muito antiga, a função não exige a formação profissional. No entanto, é cada vez mais esperado da gestão competências que vão além de gerenciar conflitos.
Segundo a gerente de gestão e negócios do IEL, Jackeline Magalhães, desde 2018 o IEL prepara esses gestores justamente com o objetivo de profissionalizar a função de síndico. “Os condomínios são como empresas, várias funções exigem conhecimento específico, dominar essas habilidades ajuda o síndico a desempenhar com muito mais eficácia essa função”, explicou.
Durante quatro dias de curso, os futuros e atuais síndicos aprenderam temas relevantes nas áreas de direito, engenharia, licenças exigidas, entendendo o que é de responsabilidade do síndico ou não. A capacitação foi conduzida pelo especialista em direito imobiliário e condominial, Alex Alves Garcez.
“A gestão dos condomínios está deixando o amadorismo de lado, atualmente as pessoas estão vendo a função de síndico com o devido valor. Nesse processo de gestão existem funcionários, contas a pagar, muitas responsabilidades e é preciso estar capacitado para fazer uma gestão eficiente, principalmente entender qual é a responsabilidade civil do síndico”, salientou Garcez.
Síndica do condomínio onde reside por dois mandados consecutivos, Rosa Leonardo Burdom entende bem as responsabilidades da função. “São 174 casas e muitas responsabilidades para gerenciar, que vão desde os pequenos conflitos do dia a dia entre vizinhos até as grandes responsabilidades com as contas, reformas, decisões que precisam ser tomadas. Tenho uma comissão fiscal e um excelente zelador que me auxilia em tudo, mas sentia falta da capacitação. Entender tudo que tem sido explicado aqui com certeza vai fazer muita diferença a partir de agora na minha gestão”, destacou. Além de síndica, Rosa também trabalha como secretária administrativa em um escritório de advocacia.
Já o subsíndico Robson de Oliveira Santos Junior decidiu se capacitar para um novo mandato no condomínio, desta vez, como sindico. “Moro no condomínio San Manino, são 720 apartamentos e muitas responsabilidades, já conheço a rotina e aprendi a lidar com as demandas dos moradores, nesse novo mandato que que se aproxima, vou me candidatar como síndico e a capacitação com certeza vai agregar muito na experiência que já adquiri na prática”. Robson também exerce outra função profissional, além da gestão do condomínio também trabalha com vendas.
Há quatro anos o IEL é referência na capacitação de síndicos em Campo Grande. Para mais informações sobre o curso, basta entrar em contato com o Instituto.
Serviço – O IEL está localizado na Avenida Afonso Pena, 1.031, bairro Amambaí. Mais informações pelo e-mail contato@ielms.com.br ou pelos telefones (67) 3044-2102 e (67) 3044-2100
Assessoria