Novas regras devem trazem mudanças que precisam ser adotadas a partir de 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas regras de rotulagem para os produtos alimentícios. Além de mudanças na tabela de informação e justificativas nutricionais, a rotulagem nutricional deverá ganhar maior destaque, na parte frontal do produto. O prazo de adequação é de até três anos para que os novos produtos estejam presentes nas gôndolas dos supermercados. Até outubro de 2023, os alimentos em geral já devem conter o novo rótulo. Os alimentos fabricados por meio da agricultura familiar terão até outubro de 2024 para o ajuste. Já as bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, têm prazo até outubro de 2025.
As mudanças devem trazer informações mais claras para escolhas mais saudáveis, já que atualmente entender sobre os rótulos não é algo tão fácil para a população. Para ajudar, a nutricionista do Supermercado Comper, Rosana Matias, explica que as principais informações que devem ser analisadas pelos consumidores são “a quantidade de calorias, principalmente para as pessoas com controle de peso; gorduras totais, onde podemos avaliar o percentual de gordura nos alimentos e avaliar o consumo do controle de colesterol; ingredientes alergênicos como glúten, lactose, soja ou amêndoas, importante para não causar transtorno à saúde com caráter até irreversível”, pontua.
No rótulo é comum encontrar a informação de porcentagem de valor diário, descrito como %VD. A nutricionista esclarece que a porcentagem mostra a quantidade do nutriente em questão (carboidrato, proteína, sódio etc.) presente em uma porção do produto em comparação ao consumo de uma dieta baseada em 2.000 calorias. Outro item que gera dúvidas é quanto a ordem dos nutrientes, que pode variar. “A lista deve apresentar os ingredientes em ordem decrescente, com aquele de maior quantidade em primeiro lugar e o de menor quantidade em último lugar. Assim os consumidores conseguem escolher facilmente o que melhor atende”, orienta.
Muito além dos rótulos, a nutricionista dá dicas na hora de comprar alimentos mais saudáveis. “A escolha vai depender da prioridade em questão, pois os alimentos industrializados normalmente apresentam um valor acentuado de açúcar, sódio ou aditivos químicos. O importante é fugir do consumo diário destes alimentos em específico para que não vire rotina na alimentação”, aconselha.
Quanto aos itens que são vilões na hora de escolher produtos, é preciso estar atento ao sódio, principalmente para pessoas com histórico de hipertensão arterial. “O consumo em excesso leva à disfunção renal”, alerta. A recomendação é escolher o produto com menor quantidade de sódio e diminuir o consumo gradativamente. O açúcar merece atenção de pessoas não só com diabetes. Seu consumo em excesso está relacionado também ao câncer. Algumas vezes, o açúcar não vem escrito como nutriente. Por isso, a atenção deve ser redobrada. “Geralmente ele aparece na lista de ingredientes como açúcar invertido, maltodextrina, dextrose, dextrina, frutose, entre outros”.
Onde encontrar – Em Mato Grosso do Sul, a rede de Supermercados Comper está presente em doze localidades. Sendo onze lojas na capital e uma loja em Dourados. O Comper disponibiliza em Campo Grande a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site comper.com.br.
Campo Grande
Comper São Francisco — R. Treze de Maio, 4587
Comper Rui Barbosa — R. Barbosa, 736
Hiper Center Comper Jardim dos Estados — Av. Ceará, 1553
Hiper Center Comper Ipê — Av. Mascarenhas de Moraes, 2470
Hiper Center Comper Zahran — Av. Eduardo Elias Zahran, 2478
Hiper Center Comper Tamandaré — Av. Tamandaré, 635
Hiper Center Comper Brilhante — R. Brilhante, 2702
Hiper Center Comper Tijuca — Av. Gunter Hans, 2294
Comper Joaquim Murtinho — R. Joaquim Murtinho, 975
Hiper Center Comper Euler de Azevedo — Av. Tamandaré, 2957
Hiper Center Comper Spipe Calarge — Rua Spipe Calarge, 1673
Dourados
Comper Dourados — Av. Marcelino Pires, 3855 – Centro
Sobre o Supermercado Comper
A rede de supermercados e hipermercados Comper, que faz parte do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil, existe há 50 anos. A primeira loja foi aberta na cidade de Itajaí, Santa Catarina, em 1972. Hoje são 29 unidades nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal. A rede foi uma das pioneiras no País a abrir unidades com funcionamento 24 horas e tem como diferenciais lojas amplas e bem localizadas, excelência em produtos perecíveis, vasto sortimento – mais de 800 produtos exclusivos –, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do Grupo Pereira.
Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de atacarejo, atacado de distribuição, farmácias e um posto de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em comper.com.br e grpereira.com.br.
Grupo Sato