Por Alíria Aristídes
Com o intuito de verificar o cumprimento do tempo máximo de espera em filas de bancos, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) iniciou nesta semana a Operação Fila Zero. Denúncias feitas no Procon motivaram a fiscalização, que teve início em uma agência bancária na cidade de Nova Andradina.
Segundo a lei, o período máximo de espera deve ser de 15 minutos. Ao investigarem a procedência da reclamação na agência indicada pelos consumidores, os fiscais constataram que a espera ultrapassava o limite. Apesar de não se tratar de um período crítico como ocorre em época de pagamento, vencimento de boletos ou data após feriado prolongado, a média observada de atendimento aos clientes foi superior a 30 minutos.
A fiscalização ainda identificou outras irregularidades no local, como a utilização de papel termossensível para emitir comprovantes de atendimento, impressão esta que é de curta duração e vedada por lei. Também foram registradas inexistência de identificação para atendimento prioritário e ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor para uso dos clientes no local. A agência em questão já havia sido autuada em novembro do ano passado pelos mesmos motivos.
Os responsáveis pela instituição financeira foram notificados no auto de infração e receberam prazo para apresentar justificativas e defesa.