Um dos compromissos da Administração Municipal é contribuir com a melhoria da Segurança Pública. Neste sentido, na noite dessa sexta-feira (9), os 377 candidatos do Concurso da Guarda Civil Metropolitana concluíram a 6ª etapa do certame. O evento foi realizado no Parque Ayrton Senna e contou com a presença da prefeita de Campo Grande Adriane Lopes. Também esteve presente o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o coronel Carlos Renato Paim, entre outras autoridades.
“Esse é um momento muito importante para Campo Grande. Hoje nossa cidade é uma das mais seguras do Brasil entre as que têm mais de 500 mil habitantes. Isso se dá também graças ao trabalho da Guarda Civil Metropolitana que tem contribuído e sido parceira das forças de segurança que atuam neste sentido. Parabenizo aos alunos. Foram grandes os desafios, mas agora vocês estão preparados para novas jornadas, uma nova missão. A população de Campo Grande está esperando por vocês”, pontuou a Prefeita.
O edital de abertura do concurso foi publicado na edição n. 6.151 do Diário Oficial do Município, de 15 de dezembro de 2020. No total, foram 15.330 inscritos no certame. A formação dos candidatos foi realizada pela própria GCM e, pela primeira vez, todos os aprovados sairão com porte de armas.
Mariana Soares tem 27 anos e foi uma das mais de 300 participantes desta etapa. Com um sorriso no rosto, ela estava acompanhada do marido e o filho pequeno, que foram comemorar esta conclusão.
“Estou me sentindo muito feliz. Consegui passar por todas as etapas e vencer todos os obstáculos. Tinha dias que achei que não ia conseguir, mas tive o apoio da minha família e dos meus amigos que me incentivaram. Hoje estamos comemorando o encerramento desta etapa. Muitos queriam estar aqui, mas poucos chegaram, e fico muito feliz em ser uma das que conseguiram. Me sinto realizada”, desabafou.
Mariana Soares acrescentou que Campo Grande tem a ganhar muito com os novos GCMs. “A população precisa de segurança. Os Guardas que vão entrar estão preparados. Tivemos toda uma preparação para dar esse suporte para os munícipes, para que possam se sentir mais seguros”.
O secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Paim deu as boas vindas aos novos membros do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Nascido em Aquidauana (MS) ele disse que fez questão de sair de Brasília (DF) para participar da solenidade.
“Ao formar-se aqui hoje, cada um de vocês participam da família de Segurança Pública e Defesa Social do nosso querido Brasil. Vocês [candidatos] têm que ter o comprometimento e se doar. Os familiares de vocês, por mais que desejam que vocês retornem para casa em segurança, também querem que vocês protejam as pessoas daqui de Campo Grande. Confiem no conhecimento que vocês adquiriram durante o curso; naqueles Guardas que estarão ao seu lado; no equipamento que os gestores darão para vocês, porque são nesses três pilares que terão que se apegar para poder trabalhar. Acreditem, é uma carreira linda. Nosso maior desafio no Brasil é investir naquilo que chamamos de Segurança Primária, que é exatamente a principal, onde combatemos as desordens públicas, que geram as causas dos diversos crimes. Hoje o Brasil entende, através do SUSP, que fortalecer a Segurança Municipal é nada mais, nada menos, que evitar os crimes”, declarou.
Dividido em seis etapas, com duração de quatro meses, o concurso para muitos foi um desafio em diversas questões. É o caso de Viviane Queiroz, 39 anos, em que a idade não foi um impedimento. Ela comentou que foi desafiador entrar em um curso de formação de carreira na área da Segurança, principalmente pela questão física.
“Estudei muito. Era o meu sonho desde 2019. Tinha em mente que queria essa vida para mim. Nós vamos entrar habilitados com o porte de arma, certamente uma maior segurança para população de Campo Grande. Não vejo a hora de entrar no meu exercício”, explicou Viviane Queiroz.
Mais um concluinte foi João Braz, 32 anos, que frisou que o Curso de Formação foi um período de muito aprendizado. “Os instrutores são excelentes. As disciplinas, o conhecimento adquirido é para a vida inteira. É uma experiência única. Foi difícil, mas é muito gratificante hoje estar formado. Estudo para esse concurso há anos, então tem muita história de batalha e luta, graças a Deus, por esforço e empenho”.
Após toda a solenidade, a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes encerrou o evento. “Encerramos a sexta etapa do Concurso da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, ano de 2022”.
Na sequência, os candidatos foram liberados para sair da posição, jogaram seus bonés para o alto para comemorar a conclusão do Curso, cena esta que é tradicional e muito esperada em colações de grau, que é quando os formandos jogam o capelo para cima.
Assessoria