O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) realizará neste sábado, 7, um mutirão com atendimentos gratuitos para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, o mais comum no Brasil e no mundo. A iniciativa será promovida no Dia E da Ebserh, das 9h às 15h, no ambulatório do Hospital Universitário, com a participação de dermatologistas especializados para realização de consultas e exames de pele.
Os principais sintomas do câncer de pele não melanoma incluem lesões assimétricas com bordas irregulares, sangramento fácil, difícil cicatrização e manchas com coloração escura ou múltiplas cores. Além disso, as lesões podem ser ásperas ou brilhantes, com aparência semelhante à pérola.
O mutirão tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que, embora seja o tumor de maior incidência no Brasil, possui altas taxas de cura quando detectado precocemente. “O diagnóstico precoce é fundamental para garantir a eficácia do tratamento, já que o câncer de pele, quando identificado em suas fases iniciais, tem alta taxa de cura. Com o mutirão, buscamos reduzir o tempo de espera dos pacientes e oferecer um atendimento mais ágil, contribuindo para a saúde da comunidade”, afirma a enfermeira Luciana Vieira Della Santa do setor de dermatologia do Humap-UFMS/Ebserh.
Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades, vinculados a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh