Com o início da 4ª fase de implantação do e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), tornou-se obrigatório que as propriedades rurais que possuem empregados registrados implementem o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) e o PGR – TR (Programa de Gerenciamento de Riscos).
Pensando nisso, o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), vai orientar os produtores com a palestra da veterinária, Gislene Pereira, durante o evento as novas normas do SST (Saúde e Segurança no Trabalho) serão o foco. Segundo a palestrante Serão discutidas a S-2210 que trata da Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT); S-2220 sobre o monitoramento da Saúde do trabalhador e também a S-2240 que discute as condições ambientais do trabalho, como o uso de agentes nocivos.
O Café da manhã com o tema das normas da SST, está marcado para a próxima terça-feira (07) às 07h da manhã na sede do Sindicato Rural de Campo Grande.
*SST – SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO*
São medidas que devem ser implementadas nas empresas e propriedades rurais, visando proteger a saúde do trabalhador (rural e urbano), através de exames de saúde ocupacional (ASO), equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), diálogos sobre saúde e segurança do trabalho (DDS), palestras, reuniões informativas sobre doenças como alcoolismo, obesidade, tabagismo, enfim hábitos que prejudicam indiretamente a saúde do trabalhador.
Por Geliel Oliveira/Agro Agência