A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) cancelou os Jogos Escolares da Juventude de 2021 nas modalidades coletivas.
A decisão aconteceu depois que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) cancelou a edição de 2021 dos Jogos da Juventude (faixa etária de 15 a 17 anos), que estava previsto para ser realizado no mês de dezembro em Aracaju (SE).
A entidade nacional disse que o cancelamento se deu por conta do atual momento pandêmico que o mundo passa, as novas variantes, como a Delta que já está presente em diversos estados do país e o grande número de pessoas que participaram do evento.
O torneio que estava marcado para acontecer no mês de outubro em Campo Grande e Três Lagoas, foi adiado para o fim do ano, sem data confirmada.
Porém, a fundação disse que a realização dependerá do cenário pandêmico e de autorização da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Vale ressaltar que esta não terá caráter seletivo aos Jogos nacionais de 2022.
Entre os dias 8 e 10 iria ocorrer os jogos de futsal e voleibol, na Capital. Entre 22 a 24 de outubro estava marcado para acontecer as competições de basquete e handebol, na cidade do Bolsão.
Segundo a Fundesporte, o formato seria reduzido em relação ao número de equipes participantes, em razão da pandemia, e seriam adotados os protocolos de biossegurança.
As 11 disputas individuais permanecerão, sendo atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling/luta olímpica.
A competição ocorre de 24 a 26 de setembro, em Campo Grande. Entretanto, também não servirá de seletiva aos Jogos da Juventude do ano seguinte.