As delegações do último grupo de modalidades da primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, para atletas de 12 a 14 anos, chegaram à Campo Grande na última quinta-feira (20). O evento, organizado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), comemora em 2024 uma década de profundas transformações.
Professor de Educação Física, Jancleber Camacho Cavalcante, de 50 anos, de Naviraí, compartilha uma longa história com os Jogos Escolares. Ele começou como atleta de judô aos 11 anos e tornou-se treinador aos 18. Cavalcante relembra os desafios enfrentados antes das reformas, onde os atletas dormiam nas escolas e se alimentavam com refeições preparadas por merendeiras, criando uma logística complicada, já que as delegações precisavam levar colchões. As escolas, muitas vezes, não ofereciam instalações adequadas para hospedagem.
Além disso, os locais de competição são extremamente seguros para as crianças, e a Fundesporte tem promovido cursos de capacitação para técnicos nos municípios do interior, elevando o nível dos atletas e a qualidade das competições.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: Divulgação/COOLLAB Fotografia esportiva