A Revista France Football anuncia finalistas para o Trofeu Yashin que será entregue junto do Ballon D’or
A revista France Football anunciou, nesta quarta-feira, os finalistas do Troféu Yashin, entregue ao melhor goleiro do mundo na cerimônia da Bola de Ouro. Alisson, do Liverpool, vencedor da primeira edição do prêmio, em 2019, e Ederson, do Manchester City, o segundo colocado em 2023, não foram indicados em 2024. É a primeira vez que nenhum brasileiro fica no top-10.
Veja os 10 finalistas do Troféu Yashin
Diogo Costa (Porto)
Gianluigi Donnaruma (PSG)
Andriy Lunin (Real Madrid)
Gregor Kobel (Borussia Dortmund)
Giorgi Mamardashvili (Valencia)
Mike Maignan (Milan)
Unai Simón (Athletic Bilbao)
Emiliano Martínez (Aston Villa)
Yann Sommer (Inter de Milão)
Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns)
Thibaut Courtois, do Real Madrid, vencedor do prêmio em 2022, também não foi indicado, já que passou a maior parte da temporada 2023/24 lesionado. Emiliano Martínez, do Aston Villa e da seleção argentina, foi premiado em 2023 e volta a figurar entre os finalistas. Mike Maignan, do Milan e da seleção francesa, foi eleito o melhor goleiro da Eurocopa, e também está no top-10.
No páreo também estão o ucraniano Lunin, vencedor da Champions League pelo Real Madrid, e o suíço Kobel, vice da Liga dos Campeões com o Borussia Dortmund. A surpresa da lista é o sul-africano Ronwen Williams, campeão da Liga Africana com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul.
Ao todo, serão distribuídos 10 prêmios. Os mais importantes são a Bola de Ouro para o melhor jogador da temporada 2023/24 no masculino e no feminino. Na edição de 2023, as honrarias ficaram com Messi, que faturou pela oitava vez, e com Aitana Bonmatí. Em 2024, as novidades na premiação são as categorias de melhor técnico no futebol masculino e melhor técnica(o) no futebol feminino.
Paris (França) Com ge