Da Redação
Por causa do novo coronavírus, já classificado como uma pandemia, o Grupo Globo decidiu parar as gravações de todas as novelas e assim como dos demais produtos da dramaturgia.
Em função desta drástica decisão, que visa principalmente o bem-estar dos seus funcionários, os trabalhos agora serão centrados em dois princípios: organizar encerramento das atuais produções e, ao mesmo tempo, estudar reprises que serão exibidas nesses horários.
Já ficou decidido que “Amor de Mãe”, produção das 21h, será a primeira a ter suas gravações interrompidas. Na sequência será a vez de “Salve-se Quem Puder”, cada uma dependendo de um bom momento da trama.
Quanto a “Éramos Seis”, em seus momentos finais, vai encerrar na data prevista, 27 de março, mas ainda não há uma decisão se “Nos Tempos do Imperador”, a sua substituta, estreará ou não no dia 30. Quase certo que não.
A direção da dramaturgia da Globo também estuda o que será colocado no lugar delas. Este é o quadro oficial.
Esquema de série
Essa decisão sobre as novelas da Globo será tratada basicamente como “Final de Temporada” – cada uma deixando um gancho importante para sua retomada, que ninguém sabe quando acontecerá.
É a orientação passada para todos os autores.
Entretenimento
Assim como o “Mais Você”, o “Altas Horas”, do Serginho Groisman, do jeito que é e com a presença de público, teve as suas gravações canceladas.
Uma outra maneira está sendo analisada para que os trabalhos do programa não sejam interrompidos e suspensa a sua exibição.
Sem saída
Assim como em todo lugar, também nas emissoras de televisão o drama do coronavírus está muito presente.
Preocupando e levando a todos a tomar medidas emergenciais
Gravações suspensas
No SBT, por exemplo, as gravações dos programas Silvio Santos, Raul Gil e “A Praça é Nossa” estão suspensas por tempo indeterminado.
Por enquanto, “Domingo Legal” e “Eliana” devem seguir normalmente, mas sem plateia.
Mesma situação
Na Record, ontem, a gravação do “The Four”, da Xuxa, foi mantida.
Porém, com plateia mínima. Num auditório para quase 500 pessoas, só 30 foram autorizadas a entrar.
Outro problema
“Gênesis”, a próxima bíblica da Record, segue com suas gravações no Marrocos, um país que também vem adotando cuidados com relação à doença.
Os voos de alguns lugares da Europa, por exemplo, foram suspensos.
Roteiro
Não há, no entanto, nenhuma garantia que “Gênesis” irá estrear em abril, como a princípio se confirmou.
Elenco e equipe no Marrocos estão sendo monitorados, mas na volta ao Brasil terão que obedecer a um período de quarentena.
Insegurança
No Rio, as gravações de “Amor Sem Igual”, novela da Record, prosseguem normalmente, apesar da preocupação do elenco. Muitos atores estão assustados, em especial os idosos.
A Record, vale informar, enviou uma cartilha de prevenção contra o coronavírus para a equipe. Se as gravações vão parar ou não, é uma decisão que ainda não foi tomada. Os atores querem parar.
Cuidados
Assim como Globo e SBT, observa-se que a Record também vem adotando uma série de medidas para preservar seus funcionários.
Medidas, aliás, que não combinam com declarações do seu dono, Edir Macedo, “que coronavírus é inofensivo e que Satanás e mídia promovem o medo”.
Não tem como
A direção de esportes do Grupo Globo, também em função do atual momento, decidiu cancelar a gravação do “Grande Círculo”, programa do Milton Leite.
Será colocada uma reprise.
A propósito
O esporte da Globo começou a semana com um número bem reduzido de pessoas nas redações.
Quem puder trabalhar em casa, o fará. Por enquanto, os programas ao vivo continuam no ar.
Novos integrantes
A Globo anunciou ontem a chegada de Monique Alfradique, para fazer os bastidores, e do chef Rafael Costa e Silva ao reality “Mestre do Sabor”. José Avillez, que chegou a fazer algumas gravações para a nova edição, deixou o programa e voltou a Portugal. Justificou que precisa ficar ao lado do seu pessoal, por causa do coronavírus.