Iniciativa foi criada pela FAEMG e foi trazida para Mato Grosso do Sul neste ano.
A campanha “Movido pelo Agro”, realizada pela Famasul em parceria com a Biosul, foi lançada, na manhã desta terça-feira (12), na sede da Casa Rural. A ação propõe o consumo consciente e a valorização do etanol produzido no estado a partir da cana-de-açúcar e do milho. A iniciativa foi criada pela Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), no ano passado.
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, estava acompanhado do presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, que idealizou a campanha no estado mineiro.
Desde setembro de 2023, o Sistema Famasul abastece toda sua frota somente com etanol. Com o lançamento oficial da campanha Movido pelo Agro em Mato Grosso do Sul, a instituição estende a proposta para colaboradores e prestadores de serviço, chegando a cerca de 900 pessoas. A estimativa é que, juntos, os participantes percorram aproximadamente 12,3 milhões de quilômetros em 2024, podendo evitar a emissão de 1,7 mil tonelada de gás carbônico. Para incentivar a adesão consciente, o Sistema Famasul vai sortear cinco vouchers por mês no valor de R$150 para os colaboradores participantes.
Também estavam presentes no lançamento o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, representando o governador Eduardo Riedel; o presidente da SIAMIG (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), Mário Ferreira Campos Filho; o diretor do Sindicato Rural de Penápolis (SP) e presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Nelson Perez; o presidente do Núcleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo e Alto Paranaíba e do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido (MG), Carlos Guapo; o gerente-executivo da Biosul, Érico Parede; o presidente da Sulcanas, Marcio Verrunes; o presidente da Associação de Produtores de Novilho Precoce, Rafael Gratão; o representante do Sinpetro, Edson Lazaroto; e a presidente do Crea/MS, Vânia Abreu.
Pelo Sistema Famasul estavam presentes do diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; o diretor-secretário da Famasul, Claudio Mendonça; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; a diretora-técnica do Senar/MS, Mariana Urt; o presidente da Funar, Janes Bernardino; o presidente do Sindicato Rural de Aral Moreira Rene Marques; o presidente do Sindicato Rural de Jateí, José Pereira da Silva; o presidente do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul, Leandro Barbosa Lyrio; e o diretor do Sindicato Rural de Santa Rita do Pardo, Neto Cavalli.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu