Por Alicia Miyashiro
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), a partir deste mês de maio, passará a oferecer o Pix como opção para pagamento de guias.
Como precursor deste recurso no Estado, o órgão garante que o objetivo é ter mais agilidade e segurança aos condutores, que agora poderão efetuar o pagamento das guias através do aplicativo do Detran, ou pelo Portal Meu Detran, não havendo a necessidade de sair de casa ou imprimir o documento.
O condutor Gabriel Henrique Cavazani, celebra a nova maneira de efetuar os pagamentos, e garante que é muito mais prática e cômoda.
Ele foi um dos primeiros cidadãos a quitar seus débitos junto ao Departamento utilizando o sistema Pix.
Para o diretor de Tecnologia da Informação do Departamento, Robson Alencar, o serviço simplifica o dia a dia do contribuinte.
“Estamos trabalhando para modernizar a oferta de serviços de modo que o cliente não perca tempo indo a uma agência apenas para fazer um pagamento. Isso pode ser feito de qualquer lugar a qualquer hora”, explicou.
PIX
O sistema PIX é um meio eletrônico criado pelo Banco Central do Brasil, sua função é realizar pagamentos e transferências bancárias de forma instantânea.
Através dele, cidadãos podem fazer transações pelo celular em qualquer hora do dia, necessitando apenas de uma conta-corrente, poupança ou de pagamento.
Detran Pag
Desde agosto do ano passado, o Detran já disponibiliza outro método de pagamento em todas as suas agências, o Detran Pag, sistema que permite o pagamento de guias com cartão de débito de qualquer banco ou bandeira, inclusive os bancos digitais.