• Expediente
  • Fale Conosco
  • HOME
  • Home Beta
  • Jornal Online
  • Login
sábado, abril 17, 2021
Primeira Opção News
ALMS - Futuro Protegido
  • Geral
  • Internacional
  • Saúde
  • Variedades
  • Política
  • Jornal Online
  • Destaques
  • Municípios
  • Polícia
  • Campo Grande
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Geral
  • Internacional
  • Saúde
  • Variedades
  • Política
  • Jornal Online
  • Destaques
  • Municípios
  • Polícia
  • Campo Grande
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Primeira Opção News
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

Vai fazer o Enem? Veja dicas e saiba o que é permitido e proibido no Exame

Guia traz principais informações sobre o que fazer antes, durante e depois da prova e regras de biossegurança

por Da Redação
14 de janeiro de 2021
em Destaques, Educação
0 0
0
Share on FacebookShare on Twitter
Por GLAUCEA VACCARI

 

Candidatos devem consultar locais de prova no site ou aplicativo do Enem – Foto: Bruno Henrique

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dois próximos domingos, dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa.

Com a aproximação do Exame, é comum que aumente a ansiedade por parte dos estudantes inscritos e, por isto, é importante ficar atento as regras e informações sobre o Exame antes da prova, especialmente neste ano, em que medidas de biossegurança foram implementadas devido à pandemia do coronavírus.

Para ajudar e tirar dúvidas aos inscritos, Correio do Estado elaborou um guia com as principais informações que você precisa saber antes, durante e depois da prova.

Em Mato Grosso do Sul,  82.710 pessoas se inscreveram para fazer o Enem, que serve como critério de admissão em algumas universidades públicas do País, seja entrada direta ou por meio do ProUni, Sistema Unificado de Seleção (Sisu) ou Fies.

Além disso, o resultado da prova também pode ser utilizado para dar acesso a universidades portuguesas conveniadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) ou a faculdades brasileiras privadas.

Confira dicas e principais informações que você precisa saber sobre o Enem:

Antes da prova

  • Devido ao fuso horário, o candidato deve ficar atento aos horários de fechamento dos portões. No Estado, portões dos locais de prova serão abertos às 10h30 e fechados ao meio-dia. Início das provas será às 12h30 e término às 18h no primeiro domingo, e das 12h30 às 17h30 no segundo. Após o fechamento dos portões, não é permitida a entrada de nenhum candidato.
  • O candidato deve conferir atentamente todas as informações que constas no cartão de confirmação do Enem, além das divulgadas previamente pelo Inep. O cartão está disponível na página do participante e nele constam o local de prova, com endereço da escola, número da sala e demais informações prestadas no ato da inscrição, como opção de língua estrangeira e se o candidato precisa de algum tipo de atendimento específico.
  • Em MS, o Enem será aplicado em 41 municípios. Os locais são informados apenas aos candidatos e não são divulgados por questões de segurança.
  • Com a informação sobre qual o local de prova, é importante verificar com antecedência a logística e trajeto até o local. Caso vá de ônibus, verificar as linhas que atendem a região e horários. Calcule o tempo de trajeto e saia de casa com bastante antecedência no dia da prova para evitar imprevistos.
  • O cronograma de estudo varia para cada participante, mas faltando pouco para o exame, a dica é apenas revisar o conteúdo para estar com a mente descansada e ter maior concentração no dia da prova.

No dia da prova

O Enem tem regras específicas quanto aos materiais permitidos e documentos que permitem ao candidato acessar o local de prova e é importante ficar atento para evitar desclassificação.

  • É obrigatório que o candidato apresente documento oficial de identificação com foto, que pode ser RG, passaporte, carteira nacional de habilitação ou outros documentos que constam no edital. O documento deve ser apresentado em seu original e não serão aceitas cópia autenticada ou versão eletrônica.
  • O candidato pode levar celular, mas o uso é proibido durante o teste e equipamento, assim como outros pertences que o estudante levar, deve ser guardado em envelope porta-objetos que ele receberá antes de entrar na sala de aplicação do exame. Os equipamentos eletrônicos devem ser guardados desligados e, caso haja qualquer sinal de funcionamento, o candidato é excluído. O envelope será lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação.
  • Para fazer a prova, é permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Caso o gabarito seja preenchido com caneta de outra cor, o candidato é eliminado. Isto porque o leitor que faz a correção da prova reconhece apenas a cor preta. Quanto ao material transparente, é medida para evitar que o candidato guarde colas no tubo da caneta.
  • Apesar de ser permitido apenas o uso de caneta preta, não há limitação no número de canetas que o candidato pode levar e é recomendado levar uma ou mais de reserva para evitar problemas por conta de falhas, por exemplo.
  • O Inep recomenda ainda que o candidato imprima e leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de provas, para facilitar a localização do local e sala de prova. No entanto, não é obrigatório levar o cartão.
  • Na sala de provas, não é permitido que o candidato porte ou use boné, fones de ouvido, relógio, óculos escuros, calculadoras, pen drive, livros, folha de rascunho, chaves, lápis, corretivo, borracha, armas de qualquer espécie, entre outros.
  • Lanches e bebidas são permitidos para consumo durante a prova, mas todos os alimentos passam por avaliação do aplicador do exame.
  • Assim que receber o cartão de provas, é imprescindível se concentrar para fazer o exame e preencher tudo corretamente. Leia as questões com atenção e tenha atenção redobrada ao passar as respostas do rascunho para o gabarito. Não são permitidas rasuras. Faça a prova no seu tempo, mas fique atento ao tempo de duração para não correr o risco de não conseguir terminar.
  • No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. Já no segundo domingo, é a vez de Matemática e Ciências da Natureza.
  • Após o primeiro domingo de provas, o candidato tem duas preocupações: se foi bem na primeira parte do Exame e a expectativa pelo segundo. Ansiedade e preocupação são comuns, mas especialistas recomendam que os candidatos se desprendam que questões que fogem do controle, como o desempenho na primeira prova, e se concentrem na etapa que está por vir. Cada pessoa tem um cronograma de estudo, mas orientação é tirar um tempo para descansar a mente.

Depois da prova

  • Passadas as duas etapas do Exame, resta aguardar os resultados.
  • Gabarito oficial será divulgado no site e aplicativo do Enem e no Portal do Inep, no dia 27 de janeiro para quem fez a versão impressa e até o dia 10 de fevereiro para quem fez a versão digital.
  • Resultados individuais serão divulgados em março de 2021. Para acessar, é necessário o CPF do candidato.
  • Já para os treineiros, que fazem o Enem para autoavaliação de conhecimentos, a divulgação será 60 dias após os resultados individuais.
  • Todas as informações individuais, como cartão de confirmação, local de prova e posteriormente os resultados, estão disponíveis em edital no site do Inep.

BIOSSEGURANÇA

Em decorrência da pandemia da Covid-19, neste ano, o Inep adotou uma série de medidas preventivas para garantir a aplicação segura da prova para os candidatos. As medidas devem ser seguidas obrigatoriamente por todos que forem prestar o Enem.

  • O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório durante toda a aplicação da prova. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.
  • Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.
  • A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, será obrigatória antes da entrada em sala de provas. Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação.
  • A ida ao banheiro será permitida desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos.
  • Vistoria eletrônica das pessoas e de lanches, por meio de detector de metais, também respeitarão os protocolos de segurança e prevenção.
  • As escolas serão higienizadas antes da aplicação do exame e organizadas também para garantir um distanciamento social adequado.
  • Pessoas com caso confirmado ou com sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas, não devem comparecer aos locais de aplicação e o caso deve ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. Para a análise da possibilidade de reaplicação, o participante deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.
Post Anterior

Papel da ciência é reafirmado na retrospectiva do MS em Pesquisa

Próximo Post

Enem 2020: dicas para evitar o contágio da Covid-19 durante a prova

Próximo Post
Enem 2020: dicas para evitar o contágio da Covid-19 durante a prova

Enem 2020: dicas para evitar o contágio da Covid-19 durante a prova

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Youtube
Instagram
  • FALE CONOSCO
  • EXPEDIENTE
  • SUGESTÃO DE MATÉRIA

Desenvolvimento de Sites Profissionais

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Geral
  • Internacional
  • Saúde
  • Variedades
  • Política
  • Jornal Online
  • Destaques
  • Municípios
  • Polícia
  • Campo Grande

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In