Assessoria
A Suzano investe continuamente em inovações que possam maximizar a eficiência na operação, aumentar a competitividade e garantir a sustentabilidade do negócio. Com essa estratégia, a empresa investiu na implantação do sistema hitch & trip para o transporte de madeira em Mato Grosso do Sul, que tem somado bons resultados operacionais e ambientais.
Esse formato de transporte permite a troca de carretas carregadas por vazias, utilizando o mesmo cavalo mecânico. O sistema está sendo utilizado no modal tritrem (cavalo mecânico + três semi-reboques), reduzindo o tempo de permanência dos veículos no pátio de madeiras.
“A iniciativa modernizou ainda mais nossa operação logística, possibilitou ganho de eficiência operacional e redução de custos. Também reduziu o consumo de diesel e a emissão de poluentes, já que é possível realizar a mesma operação com menor número de caminhões”, afirma Mário Grassi, gerente executivo Florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul.
Com a implantação do sistema, que está em operação desde o dia 1º de outubro, o motorista do caminhão não precisa mais aguardar o descarregamento da madeira no pátio. Agora, o tempo gasto é apenas o utilizado entre o desengate e engate das carretas. O sistema otimizou a operação e reduziu em torno de 40% o tempo de espera no pátio.
“O sistema hitch & trip é mais uma melhoria estratégica implantada pela Suzano após estudos detalhados. Continuaremos em busca de inovação e tecnologia para aprimorar as operações e mitigar os impactos ambientais”, diz Alan Charles Brehmer, gerente de Logística Florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais.
Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano.
A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.