O presidente da Fiems, Sério Longen, receberá o título Doutor Honoris Causa pela UFMS em cerimônia que será realizada na próxima segunda-feira (27/11), às 19 horas, no Teatro Glauce Rocha. Na ocasião, também serão homenageados o juiz aposentado e fundador do Instituto Luther King, Aleixo Paraguassú; a artesã indígena reconhecida e premiada pelo trançado de aguapé, Catarina Guató. A solenidade terá transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
A entrega do título Doutor Honoris Causa é um dos maiores reconhecimentos acadêmicos de uma instituição universitária e busca celebrar as pessoas que serviram de exemplo para a comunidade universitária e para a sociedade. As personalidades de destaque foram indicadas e aprovadas pelo Conselho Universitário da UFMS.
Sobre Sérgio Longen
Natural de Toledo (PR), Sérgio Marcolino Longen mudou-se com a família para Mato Grosso do Sul aos 15 anos. Aos 19, foi para Roraima, onde iniciou a trajetória empresarial com uma loja de produtos agropecuários. Ampliou os negócios e adquiriu um posto de combustíveis, chegando a ter quatro postos e uma transportadora. Liderança empresarial nata, ajudou a fundar a Federação do Comércio do Estado de Roraima, sendo o primeiro tesoureiro da instituição.
Após 10 anos, Sérgio Longen retornou a Mato Grosso do Sul e investiu no ramo alimentício, com uma indústria em Campo Grande, que posteriormente foi expandida para João Pessoa (PB). O empresário sempre gostou de atuar na área sindical, foi presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação do estado, diretor conselheiro e depois presidente da Federação das Indústrias de MS.
Para a diretora do Câmpus de Coxim, Silvana Zanchett, celebrar o título Honoris Causa a Sérgio Marcolino Longen é uma honra e demarca um grande momento para a UFMS e para a sociedade sul-mato-grossense.
“Destaco que a sua indicação foi motivada por sua história de vida, por sua trajetória profissional de sucesso e de inspiração para muitos jovens. Sua forte liderança empresarial e de valorização das pessoas e do trabalho, o fez merecedor do título, além de ser um grande incentivador do desenvolvimento da ciência, educação, pesquisa, cultura, inovação, profissionalização e saúde, virtudes essas que o fazem ser admirado e respeitado pela sociedade sul-mato-grossense e por nosso nobre Conselho Universitário”.
Assessoria Fiems