
Assessoria
Mato Grosso do Sul tende a se tornar o grande “hub” logístico da América do Sul com a passagem da Rota Bioceânica por Porto Murtinho. Um dos projetos que efetiva o corredor rodoviário pelo Estado é a construção da primeira ponte sobre o Rio Paraguai que vai unir o Brasil ao país vizinho pelas cidades de Murtinho e Carmelo Peralta. A obra será financiada pela Itaipu Binacional Paraguay.
“A partir desse ponto: com a ativação da ponte; a alfândega, a rota bioceânica; a rota hidroviária; e funcionamento de quatro portos em Porto Murtinho, nós teremos um grande hub que vai concentrar toda a logística da América do Sul permitindo competitividade não só para Mato Grosso do Sul, mas também para a região Centro-Oeste do Brasil”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de MS, Jaime Verruck.
O novo corredor rodoviário vai encurtar a distância do Centro-Oeste do Brasil até o mercado asiático, o principal consumidor de commodities do mundo. A produção sairá do País para o Chile, passando pelo Paraguai e Argentina. “Assim, nós conseguiremos chegar aos porto chineses de uma maneira muito mais competitiva – com redução de 14 dias de transporte marítimo e redução de custo por container de mais de mil dólares”, explicou Jaime Verruck.Com o plano de investimento financeiro para a construção da ponte já aprovado pela Itaipu Binacional, o governador Reinaldo Azambuja e o diretor-geral da multinacional paraguaia, José Alberto Alderete Rodriguez, se encontraram na terça-feira (14) para unir esforços em prol Rota Bioceânica. A obra tem custo estimado em US$ 75 milhões e deve ficar pronta em 2022.
Quatro portos
Com ações do Governo do Estado, Porto Murtinho tem se tornado um dos principais entrepostos comerciais de Mato Grosso do Sul. Fomentar o transporte fluvial pela hidrovia do Paraguai e contribuir para a instalação de portos na cidade é política pública estadual de desenvolvimento econômico para a região.
“Temos hoje um porto público, concessionado, que no ano passado operou praticamente 500 mil toneladas. Um segundo porto, privado, já está sendo construído e começa operar na parte sul de Porto Murtinho a partir de março do próximo ano – já com previsão de mais 500 mil toneladas. Já temos internalizado dentro do Governo mais dois portos de empresas argentinas que também devem iniciar sua construção nos próximos meses”, contou o secretário de desenvolvimento.
Jaime Verruck ainda adiantou que o Governo já trabalha no projeto do contorno rodoviário de acesso aos novos portos, assim como estuda a construção de um estacionamento de caminhões próximo aos complexos.