O serviço conta hoje com 15 veículos de salvamento, sendo 13 ambulâncias e duas motos
Kerolyn Araújo e Mirian Machado
A Prefeitura de Campo Grande, por meio de recursos do Ministério da Saúde, entregou nesta terça-feira (30) três ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Elas substituirão três viaturas antigas.
Segundo a coordenadora do Samu, Maitê Galhardo, o serviço conta hoje com 13 ambulâncias e duas motos para atender Campo Grande e o distrito de Anhanduí. Essas três novas viaturas vão substituir as antigas, que já deveriam ter sido trocadas.
”As viaturas chegaram básicas e serão equipadas para se tornarem avançadas. São carros de qualidade, que vão recompor nossa frota. Teve época que ficamos com apenas seis ambulâncias em funcionamento. É uma angústia enorme receber chamado e não poder atender por falta de recursos”, disse a coordenadora.
Para o prefeito Marquinhos Trad (PSD), melhorar a saúde pública e o atendimento é um compromisso da gestão. ”O trabalho deles é surreal. Há pessoas que nascem e morrem nas mãos deles. Todos nós estamos aqui para dar pelo menos a atenção necessária a população. São 93 atendimentos por dia na Capital e em Anhanduí e, graças a Deus, em dois anos de gestão, completamos a frota. Hoje, temos 15 viaturas equipadas prontas para atender Campo Grande”, ressaltou.
As três novas viaturas serão distribuídas entre a antiga central no bairro Pioneiros, na sede da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino.
As viaturas avançadas contam com um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. A estrutura física é formada por um monitor, um desfibrilador, ventilador mecânico, aparelho de pulsão e mochila de medicação.