GLAUCEA VACCARI
Plano Estadual para Difusão do Manejo Integrado de Pragas será lançado na próxima quarta-feira (11), em Mato Grosso do Sul. Evento de assinatura do termo de cooperação técnica e o lançamento do plano será às 14h30, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Conforme o Governo do Estado, o Plano tem como objetivo incentivar a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP), através da ampla divulgação do tema no meio rural.
Segundo o coordenador de Agricultura, Fernando Nascimento, inicialmente, foram selecionadas as culturas da soja, milho, feijão, algodão e cana-de-açúcar, e florestas plantadas, em função da importância no agronegócio estadual, do valor econômico, e da gama de estudos e pesquisas já disponíveis sobre o assunto.
“Também, foi priorizado o incentivo à adoção dos princípios e práticas do MIP na produção de hortícolas pelo importante papel que estas desempenham na Agricultura Familiar, considerando, principalmente, a crescente demanda do mercado por alimentos certificados e/ou isentos de resíduos, o que corrobora para a utilização dos princípios e práticas agrícolas preconizados por esta tecnologia”, afirmou Nascimento.
Plano propõe ações no Estado para promoção e difusão dos princípios e práticas que compõem o MIP, gerando atitudes que racionalizem o uso de produtos fitossanitários no controle de pragas nos sistemas de produção, e que contribuam com a redução dos custos de produção e eventuais riscos de impactos ambientais e sociais relacionados ao uso desses insumos essenciais para o processo produtivo.
O Plano Estadual para Difusão do Manejo Integrado de Pragas foi aprovado pelo Conselho Estadual de Agrotóxicos (CEA), no dia 26 de abril de 2019, e foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT), composto por membros do Conselho e representantes de Entidades Públicas e Privadas, e coordenado pela Semagro.
A celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria, Instituições Públicas Vinculadas à Semagro (Fundect, Iagro e Agraer) e Entidades que representam as principais Cadeias Produtivas do Estado é a primeira etapa de execução do plano.
* Com assessoria