Da Redação (Pequenas Empresas, Grandes Negócios)
Desde 2014, a cidade de Flint, no estado americano do Michigan, sofre com uma crise hídrica. Mais de 100 mil residentes perderam acesso à água potável – e até hoje têm sobrevivido com garrafas mineral vinda de outros lugares. Agora, a cidade ganhou um aliado improvável na busca por uma solução para esse problema: Jaden Smith, ator e filho de Will Smith.
Jaden se aliou ao empreendedor Drew FitzGerald e à igreja batista First Trinity Missionary para criar a 501CThree, um negócio de impacto social que pretende tornar potável a água de Flint sem cobrar nada por isso. Além disso, a empresa quer solucionar problemas relacionados à falta de comida, energia e moradia no mundo.
O primeiro lançamento da empresa foi a Water Box, um dispositivo de filtragem de água, em março de 2019. Desde então, a 501CThree purificou mais de 32 mil litros de água. “Nosso trabalho tem sido uma das experiências mais gratificantes da minha vida”, disse Jaden ao site da “Fast Company”.
Neste mês, a empresa se prepara para instalar a segunda caixa em uma comunidade com 6 mil pessoas. Até o final do ano o objetivo é implantar mais duas Water Boxes em Flint — os produtos são patrocinados pela Apple e pela apresentadora Ellen DeGeneres.
A partir de 2020, a empresa espera expandir sua atuação para o resto do país.
O dispositivo é conectado no abastecimento de água local e então passa o líquido por diversos filtros para limpá-lo. A manutenção das máquinas fica nas mãos da comunidade local e da Igreja.
Além da 501CThree, Jaden – com a ajuda de FitzGerald e dos pais, Will Smith e Jada Pinkett Smith – fundou a Just Water, uma empresa de garrafas de água sustentáveis. Em abril, a empresa foi avaliada em US$ 100 milhões (R$ 409 milhões).
Abaixo você pode assistir a um pequeno documentário que a empresa fez para explicar o projeto (em inglês), mas pode ser habilitada a legenda em outros idiomas (Português):