Assessoria
A nova diretoria do Cidecol (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste) para Biênio de 2021 a 2022 foi empossada na última sexta-feira (29), após eleição por meio de chapa única.
A chapa consensual que conduzirá os destinos do consórcio público nos próximos dois anos de mandato escolheu como presidente o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos, e como vice-presidente, João Carlos Krug, de Chapadão do Sul.
Durante a assembleia-geral, ocorrida na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, os prefeitos falaram da importância de melhorar a estrutura do Consórcio visando obter mais benefícios aos municípios consorciados e trazer dinheiro novo por meio de recursos federais pela Plataforma +Brasil.
Os prefeitos estão comprometidos a participar mais efetivamente no Consórcio para trazer ainda mais benefícios aos municípios.
O Cidecol é o consórcio mais novo do Estado e já tem duas ações que vem beneficiando os consorciados. Uma é a destinação dos resíduos sólidos, através de uma ATA de registro de preço. A outra ação é o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) consorciada, que faz com que os municípios possam vender seus produtos de origem animal somente com o selo de Inspeção Municipal dentro do território do consórcio, conforme o decreto 10032/2019.
Segundo a diretoria, o Cidecol trouxe oportunidade para os pequenos e médios produtores de produtos de origem animal fazerem o livre comércio no território do consórcio.
Desta forma, a diretoria destaca a importância do SIM para que a prefeitura promova a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentive a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportunize a geração de renda dos produtores e, por consequência, amplie as receitas municipais e fomente o desenvolvimento local.
A diretoria ficou assim constituída:
Presidente: José Fernando Barbosa dos Santos (Selvíria)
Vice- presidente: João Carlos Krug (Chapadão do Sul)
Secretário Geral: Antônio Ângelo Garcia dos Santos (Inocência)
Presidente Conselho Fiscal: Gerolina Silva Alves (Água Clara)
Membro do Conselho Fiscal: Jair Boni Cogo (Cassilândia)