Por Kris Gaiato
O maior relâmpago em distância horizontal do mundo foi registrado no Brasil, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que anunciou novos recordes sobre o tema nesta sexta-feira (26). Conforme a entidade, o fenômeno ocorreu em 31 de outubro de 2018 no sul do país e alcançou 709 km.
Os cientistas pontuam que este marco é equivalente à distância entre São Paulo e Rio de Janeiro multiplicada por dois. O recorde anterior aconteceu em 2007, quando um raio de 321 km atingiu o estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.
Além do recorde brasileiro, a OMM também anunciou que a Argentina registrou o relâmpago com a maior duração da história. O fenômeno, que durou 16,73 segundos, aconteceu no norte do país em 4 de março de 2019. A marca anterior, de 7,74 segundos, foi registrada na França no ano de 2012.
“Estes são registros extraordinários de eventos de relâmpagos únicos. Os extremos ambientais são medições vivas do que a natureza é capaz, assim como o progresso científico em poder fazer tais avaliações”, afirmou Randall Cerveny, um dos chefes da OMM, que ainda espera identificar fenômenos ainda mais extremos.
A organização alertou que essas descobertas são de suma importância para a “segurança, engenharia e preocupações científicas”, já que os raios representam um grande perigo para a população.