Nyelder Rodrigues
Decreto publicado na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) ampliou a capacidade das academias e demais espaços fechados usados para condicionamento físico na capital sul-mato-grossense. Antes limitado a 30% da capacidade usual, agora esses locais poderão receber até 60% da capacidade.
As regras anteriores de biossegurança continuam em vigor, como o distanciamento mínimo de cinco metros entre os praticantes e uma área de 20 m² para cada um deles. A única mudança foi a referente a lotação máxima das academias.
O aval foi está assinado pelo prefeito Marcos Trad (PSD), que também assina outro decreto que libera a realização de reuniões e assembleias de associações, desde que sejam de fato imprescindíveis de realizar e ocupem apenas 60% da capacidade total do local, obedecendo normas de distanciamento e o uso de máscara.
As liberações acontecem justamente no mesmo dia a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou boletim atualizando os casos confirmados de covid-19 em Mato Grosso do Sul, sendo 64 deles em Campo Grande – segundo cidade com mais infectados com teste positivo para a doença causada pelo novo coronavírus.
Ao todo, são 784 casos confirmados de covid-19 em Campo Grande desde o ínicio da crise sanitária mundial. A Capital só perde para Dourados, que já soma 1.292 pacientes com a doença. Contudo, se analisado a taxa de contágio por 100 mil habitantes, a cidade morena é a 22ª de 79 municípios, com índice de 87,5 casos.
Comparando com as demais, a líder é Guia Lopes da Laguna tem índice 2.476 a cada 100 mil/hab, enquanto Douradina ficou em segundo com 1.232,3. Dourados, segunda maior cidade do Estado, possui taxa de 579,5 infectados.