A atuação do município na promoção e marketing dentro e fora do Brasil, articulado com a Fundtur e o trade, tem sido uma ação constante nos maiores eventos realizados pelo mundo
A consolidação de Bonito como um dos destinos de ecoturismo mais badalados não foi uma conquista apenas pelas belezas naturais da Serra da Bodoquena ou a capacidade organizacional da cidade para receber os turistas. A atuação do município na promoção e marketing dentro e fora do Brasil, articulado com a Fundtur (Fundação de Turismo do Estado) e o trade, tem sido uma ação constante nos maiores eventos realizados pelo mundo.
Agora protagonizando o debate da agenda climática e do meio ambiente como primeiro destino de ecoturismo com certificação de carbono neutro do planeta, desde 2022, Bonito chama a atenção também pelas iniciativas de sustentabilidade na preservação de seus rios cristalinos, modelo de desenvolvimento do turismo e na qualidade de vida local. O destino é celebrado nos grandes encontros como referência e case de conservação.
Estratégias e eventos
Com um plano de marketing e divulgação alinhado com a Fundação e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a secretaria de Turismo de Bonito vem marcando presença em todas as feiras e encontros do setor no Brasil e no exterior, investindo não apenas na participação de seus gestores, mas, em estandes com alta tecnologia visual, folheteria e gastronomia. O destino já adquiriu seu espaço no Festival das Cataratas, de 5 a 7 de junho, em Foz do Iguaçu.
Sob o olhar do mundo, Bonito investe também na captação de eventos e recentemente conquistou para 2025 a sede de dois grandes encontros internacionais em articulação com a Embratur e a Fundtur: o AdventureELEVATE, maior conferência mundial sobre ecoturismo organizada pela ATTA (Adventure Travel Trade Association), e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes, que reúne os expoentes de turismo e tecnologia latinos e europeus.
Impacto significativo
Com presença na maioria das ações de promoção da Capital do Ecoturismo, o prefeito bonitense Josmail Rodrigues enfatiza que investir no plano de marketing e divulgação é mais do que uma estratégia de posicionamento de mercado, mas uma prioridade de política pública. “Temos mostrado lá fora o nosso diferencial e o AdventureELEVATE, que foi uma conquista excepcional, vai ser a oportunidade de realmente trazermos os olhos do mundo para Bonito”.
Entre os dias 14 e 16 de maio, Bonito participou da IMEX Frankfurt – feira especializada em turismo de negócios e eventos, realizada na Alemanha, dividindo um estande organizado pela Embratur com cerca de 50 coexpositores brasileiros, entre destinos, regiões e empresas privadas. Na semana passada, integrou a caravana da Fundtur na 30ª BNT Mercosul, importante feira para promoção e negócios turísticos, realizada no Balneário Camboriu (SC).
Campo Grande
Por Silvio Andrade