
De acordo com balanço divulgado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), 78 mil foliões pularam Carnaval, entre sexta-feira (28) e terça-feira (4), na Esplanada Ferroviária e Praça do Papa, em Campo Grande.
Foram cinco dias seguidos de festa com muito glitter, brilho, purpurina e fantasias. Animação, alegria e entusiasmo não faltaram nos bloquinhos de rua. O folião curtiu o Carnaval 2025 à beça.
Blocos Cordão Valú, Capivara Blasé, Ipa Lelê, Reggae, Farofolia, Só Love, Cia. Barra da Saia e Calcinha Molhada animaram as tardes e noites do campo-grandense, nesses últimos dias, no Centro da Capital.
Já na Praça do Papa, o desfile das escolas de samba agitaram a noite carnavalesca.
Veja a quantidade de público, por dia:
ESPLANADA FERROVIÁRIA
PRAÇA DO PAPA
28 de fevereiro, sexta-feira
10 mil pessoas
1º de março, sábado
12 mil pessoas
2 de março, domingo
12 mil pessoas
3 de março, segunda-feira
10 mil pessoas
4 mil pessoas
4 de março, terça-feira
25 mil pessoas
5 mil pessoas
- os números foram divulgados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM)
- A Esplanada Ferroviária está localizada no início da avenida Calógeras, Centro de Campo Grande
- A Praça do Papa está localizada na avenida Crisântemos, Vila Sobrinho, em Campo Grande
O Carnaval 2025 contou com gradis, trio elétrico, sistema de som, banheiros químicos, tendas, postos de atendimento ao público e camarote para quem não bebe álcool.
O aparato de segurança/salvamento contou com a Polícia Militar (400 PMs por noite), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Civil Metropolitana (GCM), segurança privada, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e posto de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
De acordo com o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPMChoque), nos cinco dias de Carnaval, foram registradas 889 infrações, 433 recusas ao bafômetro, 112 flagras de pessoas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 112 veículos removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).
Segundo a assessoria de imprensa da GCM, o Carnaval 2025 foi tranquilo e sem ocorrências graves tanto na Esplanada Ferroviária, quanto na Praça do Papa.
“Foi um carnaval muito seguro. Durante a Operação Carnaval, a GCM não teve ocorrências atendidas dentro do perímetro da festa. Isso se dá pelo fato de Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e a organização do evento, que atuou com seguranças particulares também, trabalharam com extrema organização e sintonia, cada com um seu papel delimitado, com revista nos pontos de acesso pela segurança particular, patrulhamento da Guarda nos pontos de acesso, além de fazer o controle de tráfego e acesso dos moradores do entorno e o patrulhamento da PM dentro da área da folia. Na Praça do Papa também não houve registro de ocorrência”, detalhou a GCM ao Correio do Estado.
No dia seguinte à noite do Carnaval, equipe da Solurb realizava a limpeza do local, retirando latas, copos, embalagens, papéis e plásticos das ruas.
Fonte: Correio do Estado
Foto: Marcelo Victor