Durante o XV Congresso de Direito Tributário, Constitucional e Administrativo, que aconteceu nesta quinta (13) e sexta-feira (14), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, o presidente do Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logísticas de Mato Grosso do Sul), Cláudio Cavol que foi um dos painelistas do evento, fez severas críticas à Reforma Tributária e a insegurança jurídica instalada no Brasil.
“Ao invés de seguirmos países desenvolvidos que têm uma carga fiscal muito menor que a nossa e que continuam crescendo, o Brasil mesmo com todas as potencialidades do setor produtivo, da indústria, agricultura, serviços e com uma população jovem, só tem retrocedido”, disse Cavol. Segundo ele, sondagens realizadas pelo Setlog/MS entre os empresários, apontam que a Reforma Tributária terá um efeito nefasto em cadeia que vai impactar negativamente a vida de todos.
Cavol integrou o Painel “Conquistas e desafios jurídicos do setor produtivo” e destacou a importância da desburocratização dos trâmites jurídicos e tributários para diversos segmentos econômicos, em especial para o setor de transportes, um dos que geram mais empregos diretos e indiretos. “Vivemos numa total insegurança jurídica, onde todos os dias somos surpreendidos com Medidas Provisórias que não são para facilitar a vida dos empresários e da população, sem falar na criação de novos impostos que nunca sabemos onde são aplicados de fato”, alerta o presidente.
Para ele, é hora de todos se unirem, independente de ideologias e partidos políticos para tentar salvaguardar a economia de uma Reforma Tributária que se desenha como catastrófica para a economia brasileira.
A discussão foi coordenada por Gisele Atallah, presidente do Grupo Atallah, e contou ainda com as contribuições do presidente da REFLORE/MS, Luiz Calvo Ramires Jr.; do Presidente da Associação Novilho Precoce de MS, Rafael Nunes Gratão; e do Diretor Regional do Senai MS, Rodolpho Mangialardo.
O evento, organizado pela Chiesa Instituto de Estudos Jurídicos, contou com renomados palestrantes como os ministros Edson Fachin (STF), Paulo Sérgio Domingues (STJ) e os desembargadores Ary Raghiant Neto (TJMS), Luís Carlos Hiroki Muta (TRF 3ª Região) e Nelton Agnaldo dos Santos (TRF 3ª Região).
Por Ascom Setlog/MS