Nesta quarta-feira (11), 62 trabalhadores que atuam na construção do Condomínio Belas Artes, da Cesari Engenharia, participam de ações de saúde e bem-estar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).
O aumento dos transtornos mentais foi um dos temas abordados na palestra “Estresse e Saúde Mental”, ministrada pela responsável pelo setor de saúde ocupacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Danielli Arruda.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é líder em transtornos de ansiedade e registrou aumento de 38% desses casos. Só Mato Grosso do Sul contabilizou 23 mil afastamentos por transtornos mentais. Uma situação que traz prejuízos para o trabalhador e para as empresas.
“O afastamento por transtornos mentais, geralmente, leva um tempo maior que um afastamento por um acidente ou por uma situação física, porque é preciso mais tempo para o tratamento com psicoterapia e, às vezes, medicamentoso dependendo do caso. E isso afeta a produtividade da empresa, os prazos, e gera a necessidade da contratação de mão de obra, de substituição desse colaborador”, explica Danielli Arruda.
Desde o início da obra do Condomínio Belas Artes, em 2023, não houve registros de acidentes graves e nem afastamentos por transtornos mentais.
“Temos um trabalho permanente de fiscalização e orientação aos trabalhadores para garantir que a execução do trabalho no canteiro de obras ocorra de forma segura e responsável”, afirma o técnico de segurança do trabalho da Cesari Engenharia, Rodrigo Adrião.
Para o coordenador de obras da Cesari, engenheiro Dorianey Peres, a Sipat é a ocasião de falar sobre temas que são ainda desconhecidos ou esquecidos, muitas vezes, pelos próprios trabalhadores da construção civil, porém, que necessita de urgente atenção, como a importância de cuidar da saúde física e mental. “Aproveitamos também a ocasião para promover a integração das equipes e realizar a nossa confraternização de fim de ano, com um almoço especial e entrega de brindes e sorteios aos nossos colaboradores”, disse.
A Sipat é uma parceria com o Sesi, que além da palestra, oferece massagem relaxante, ginástica laboral, balança de bioimpedância e aferição de pressão.
Sobre o condomínio Belas Artes – No local, estão sendo construídos 792 apartamentos, sendo que 498 são destinados ao Programa “Minha Casa, Minha Vida” e 80 serão transferidos para a carteira imobiliária da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), para atender ao programa de Locação Social da Prefeitura de Campo Grande, que cedeu a área do residencial avaliada em R$ 20 milhões.
Texto e Fotos : Ascom Cesari Engenharia